Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/22 às 14h55 - Atualizado em 8/06/22 às 14h55

Programa Habilitação Social avança para segunda etapa

COMPARTILHAR
Encerradas as inscrições, agora os órgãos participantes irão selecionar e classificar os inscritos dentro do número de vagas

Ana Carolina Oliveira
(Brasília, 7/6/2022) As inscrições para o Programa Habilitação Social terminaram nessa segunda-feira, dia 6. De acordo com o edital do programa – a Instrução nº 179, de 18/3/2022 -, a partir de agora, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) terão o prazo de até 60 dias para proceder a seleção e classificação dos beneficiários de cada órgão, e inserir esse resultado no sistema do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
A expectativa do Departamento é de que o resultado final seja disponibilizado já na primeira quinzena de agosto, exclusivamente, por consulta individualizada, no Portal de Serviços do Detran, que pode ser acessado por meio do link https://portal.detran.df.gov.br/.
Entre o período de 25 de abril até 6 de junho, 29.262 pessoas se inscreveram no programa, que irá disponibilizar cinco mil vagas a pessoas de baixa renda, inscritas no CADÚnico, para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.
De acordo com a Instrução nº 179/2022, após a convocação dos selecionados, o candidato terá 30 dias para agendar a biometria e abrir o processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra esse prazo, perderá o direito ao benefício.
O agendamento para a coleta biométrica será via Portal de Serviços do Detran/DF para atendimento em uma das unidades do Departamento. Para a abertura do Renach, o beneficiário precisa apresentar os seguintes documentos:
I – cadastro de Pessoa Física – CPF;
II – carteira de Identidade ou equivalente;
III – comprovante de endereço;
IV – certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação, que comprove estar cursando ou ter concluído os 3 anos do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas; e
V – comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.
Após a coleta biométrica e abertura do Renach, o candidato terá o prazo de 40 dias para realizar os exames médicos/psicológicos e, se considerado apto, terá 30 dias para matricular-se no Centro de Formação de Condutores – CFC.

O beneficiário deverá consultar o site do Detran/DF (www.detran.df.gov.br), na opção Programa Habilitação Social, para escolher os prestadores de serviço de sua preferência, seja clínica médica ou CFC, dentre aqueles que aderiram ao Programa Habilitação Social.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)