21/11/16 às 20h35 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Ação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Órgãos de trânsito e saúde do Distrito Federal se reuniram para lembrar a data

(Brasília, 21/11/2016) – A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran/DF, juntamente com a Secretaria de Saúde (SESDF), com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), realizaram no domingo (21), uma ação educativa que teve como objetivo sensibilizar a população brasiliense a uma profunda reflexão sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito de todo o mundo. O evento aconteceu no Parque da Cidade, próximo à Administração, das 8h às 14h.

O Núcleo de Campanhas Educativas do Detran chamou a atenção dos freqüentadores do Parque, com a demonstração dos óculos simuladores dos efeitos de drogas.

A Polícia Rodoviária Federal montou um espaço com cadeiras, TV e exibiu um vídeo educativo com cenas impactantes de acidentes em rodovias.

A equipe da Secretaria de Saúde encenou uma peça de teatro que contou a história de um motorista que atropelou uma mulher e uma criança enquanto faziam a travessia numa faixa de pedestres e fugia do local sem prestar socorro, mas um pouco mais tarde, o homem descobriu que se tratava de sua esposa e filha. A encenação também destacou vários outros fatores que podem causar acidentes de trânsito, como por exemplo, o uso de drogas, bebida alcoólica, alta velocidade, dentre outros. As pessoas que passavam pelo local pararam para assistir.

A data

A data foi instituída em 1993 pela Road Peace, uma organização do Reino Unido, em prol das vítimas de acidentes rodoviários; e, em 2005, adotada pela ONU – Organização das Nações Unidas – para mobilizar países de todo o mundo para lembrar essas vítimas e também conscientizar sobre os prejuízos de toda ordem com os acidentes rodoviários. De acordo com a ONU, mais de 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano, em todo o mundo.  Com a proposta de sensibilizar a sociedade para esse enorme problema, o OBSERVATÓRIO levantou comparativos para reflexão nesta data. A cada minuto no país, uma pessoa fica com seqüelas permanentes, resultantes dos acidentes nas vias e rodovias do país.  Os inválidos permanentes, de acordo com dados do DPVAT, foram quase 600 mil cidadãos só em 2014.