Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/02/20 às 17h23 - Atualizado em 11/02/20 às 17h29

Ações educativas de Volta às Aulas atingem mais de 7 mil pessoas

Na próxima quinta-feira (13), os educadores do Detran estarão no CEF 2 da Estrutural

 

Ana Carolina de Oliveira

(Brasília, 11/02/2020) – Com o início das aulas na rede pública de ensino, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) dá continuidade à Campanha de Volta às Aulas.

 

As ações têm o objetivo de conscientizar alunos, pais, funcionários de escola e a população em geral, sobre a importância do comportamento seguro no trânsito para evitar acidentes. São tratados temas como o uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção como as cadeirinhas para crianças menores de quatro anos, a travessia segura na faixa de pedestres, entre outros assuntos.

 

Nessa segunda-feira (10), equipes de educadores de trânsito estiveram em Taguatinga Norte.  Ao todo, eles abordaram cerca de mil pessoas que circulavam pela região da Avenida Samdu Norte, próximo às escolas: Projeção, Centro de Ensino Médio (CEMTN) e Centro de Ensino Fundamental 28.

 

A próxima atividade está prevista para quinta-feira (13), das 11h30 às 13h30, no Centro de Ensino Fundamental nº 02, da Estrutural.

 

A Diretoria de Educação de Trânsito deu início à campanha educativa de Voltas às Aulas no último dia 27 de janeiro. Até o momento, foram realizadas 19 atividades, entre ações em escolas e blitzes educativas, e mais de sete mil pessoas foram abordadas. As equipes da educação já passaram por Asa Sul, Asa Norte, Vicente Pires, Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria.

 

Na mídia

 

Além das ações de rua, o Detran-DF também está com campanha publicitária nos veículos de comunicação, a fim de dar maior visibilidade aos cuidados e regras de segurança no trânsito, no período de volta às aulas.

 

Faixas de pedestres revitalizadas

 

A engenharia de trânsito do Detran-DF também está trabalhando para proporcionar mais segurança às crianças no retorno às escolas. Do início do ano até agora, foram revitalizadas 213 faixas de pedestres, principalmente próximas a escolas, em diversas regiões administrativas como: Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho I e II, Guará, Gama, entre outras.

 

Fiscalização

 

Como reforço do trabalho preventivo para garantir a segurança na Volta às Aulas, a fiscalização de trânsito está atenta aos veículos que realizam transporte escolar. A operação Volta às Aulas começou no dia 27 de janeiro, e foram realizadas 27 blitzes com foco neste tipo de veículo. Foram abordados mais de 300 ônibus e vans escolares. Destes, 13 não possuíam autorização do Detran-DF para realizar transporte escolar, outros 160 foram flagrados com pneus em má condições ou com sistema de iluminação defeituoso.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)