Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/16 às 0h36 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Agentes mirins encerram colônia de férias dando aula de trânsito

COMPARTILHAR

O projeto social do Detran atendeu 157 crianças de escolas públicas do DF

(Brasília, 15/08/2016) – O Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, encerrou, no último sábado (13), as atividades da 1ª Colônia de Férias Agente Mirim, com a apresentação de um musical encenado pelos próprios alunos. Também foi apresentada às famílias uma exposição dos trabalhos confeccionados por eles durante os 12 dias de atividades recreativas.  

O projeto social é pioneiro em Brasília e tem como objetivo promover a vivência das crianças com temas relacionados ao trânsito, por meio de atividades lúdicas. Nesta primeira edição do projeto – realizado de 1º a 12 de agosto – foram disponibilizadas 157 vagas distribuídas em duas turmas, uma de manhã e outra à tarde.

O Parque da Cidade foi o local escolhido para instalar a colônia de férias, em função do amplo espaço e do fácil acesso. O público-alvo foram crianças matriculadas em escolas públicas e que os pais, por trabalharem fora, não tinham com quem deixá-las no período de férias escolar.

Exposição de veículos do Detran

A abertura da colônia de férias contou com a presença de equipes da Fiscalização de trânsito, da Unidade de Operações Aéreas e da Unidade de Motociclistas do Detran, que levaram carros, motocicletas e a aeronave do órgão. As crianças puderam entrar e conhecer os veículos, inclusive acionar as sirenes.

Também fez parte da programação uma visita ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Taguatinga, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto os equipamentos, a rotina dos militares, além de receber instruções sobre os primeiros socorros.   

O criador da faixa piano, Professor Toninho, também esteve na colônia de férias ministrando aulas de arte para estimular a criançada a enxergar o seu papel no trânsito da cidade. A faixa piano foi instalada em frente à Escola de Música de Brasília, dia 8 de junho, como símbolo de respeito à faixa de pedestre em Brasília.

Apresentação do BPCães

Policiais militares do Batalhão de Policiamento com Cães do DF levaram à colônia de férias dois animais da raça pastor alemão. As crianças se divertiram no contato com os cães, treinados para este tipo de socialização. Para o Tenente José Ávila, responsável pela equipe, o trabalho de educação de trânsito do Detran é interessante porque destaca elementos de segurança que auxiliam a comunidade e o trabalho da polícia.

“Estamos tendo a oportunidade de conviver com essas crianças que estão recebendo aulas de cidadania. Isso é muito importante para que se tornem adultos conscientes do trabalho da polícia e do seu papel para a sociedade. Não é diferente no trânsito. Aqui estão sendo formados nossos futuros motoristas”, destacou.  

Projeto pioneiro

Durante a colônia de férias, as crianças receberam informações sobre trânsito com diferentes abordagens e o sucesso do projeto foi comemorado pela Diretora de Educação de Trânsito, Glaucia Simões. “Eu sinto muito orgulho de termos concluído a primeira edição de um projeto tão grandioso e pioneiro como este. As crianças devem crescer conscientes da importância do papel delas no trânsito, seja ela motorista, ciclista, pedestre ou motociclista. Aqui elas aprendem a cobrar dos pais uma postura mais atenta às leis de trânsito e funciona, porque os pais sempre nos contam isso. Esperamos realizar muitas outras edições da Colônia de Férias Agente Mirim, pois foi um sucesso.”     

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)