Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/18 às 10h38 - Atualizado em 18/10/23 às 12h02

Averbação de Cursos Especializados

É o serviço de lançamento de cursos especializados de trânsito realizados pelos condutores em instituições homologadas pela Senatran (presencial ou na modalidade EaD).

Os cursos especializados de trânsito serão destinados a condutores habilitados que pretendam conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de produtos perigosos, de carga indivisível, de emergência e de motofrete, que atendam aos requisitos constantes na Resolução nº 789/2020, Contran.

O Certificado do Curso Especializado tem validade de cinco anos. Uma vez vencido este prazo, o condutor deverá realizar a atualização deste.

Em caso de primeiro registro de Curso Especializado:

Certificado de Formação de Curso Especializado (Original).
Carteira Nacional de Habilitação do Distrito Federal.

Obs.: após o registro do certificado, o condutor deverá realizar um exame teórico, de forma presencial, na Escola Pública de Trânsito, SEPS 706/906, Asa Sul, no qual deverá obter aproveitamento de 70%.

Para o agendamento da prova, o condutor deverá ter o cadastro da CNH de domínio do DF.

 

Em caso de registro de atualização de Curso Especializado:

Certificado de Atualização de Curso Especializado.
Carteira Nacional de Habilitação do Distrito Federal.
O condutor que não tenha realizado registro do certificado de formação deverá apresentá-lo no ato do registro de atualização do curso especializado.

O Detran-DF realiza averbação de cursos especializados de trânsito feitos nas instituições homologadas pela Senatran (presencial ou na modalidade EaD) e credenciadas por este Detran/DF.

 

Conforme tabela de preços públicos do Detran/DF.

Presencialmente: na Escola Pública de Trânsito da Diretoria de Educação de Trânsito – Direduc, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Agendar atendimento presencial no Portal de Serviços do Detran/DF para Serviços de Educação e comparecer à Escola Pública de Trânsito – EPT, no dia e horário agendados, portando os documentos necessários para a averbação do curso.

O prazo para Averbação do Curso Especializado é imediato, salvo quando o certificado do curso é de outra UF. Neste caso, será feita a verificação da veracidade do mesmo junto ao Detran da UF onde foi realizado o curso.

Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº 10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)