Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/12 às 19h08 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Caminhada e pedalada pela paz no trânsito

COMPARTILHAR

Atividade realizada no domingo (18) integrou a programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.

O Detran/DF promoveu no domingo (18), no Parque da Cidade, a Caminhada pela Paz no Trânsito. A atividade integrou a programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no terceiro domingo de novembro.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal tem trabalhado para atingir as metas propostas pela ONU e pelo Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito (Pacto pela Vida), em especial a de estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito. Com esse objetivo, tem promovido diversas ações nas áreas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito.

Dentre os resultados já alcançados nas vias do Distrito Federal destaca-se a redução de 16,3% no número de óbitos em acidentes de trânsito ocorridos no período de janeiro a outubro de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também houve uma redução de 12,4% no número de acidentes fatais.

Outro dado relevante é a redução do número de atropelamentos. Em 2012 foi registrado o menor número de pedestres mortos no Distrito Federal, nos últimos 12 anos. O número de óbitos de pedestres em acidentes de trânsito sofreu uma redução de 25% em relação ao ano passado. Assim, o DF atingiu o índice de três mortos por 10 mil veículos, considerado aceitável pela ONU para os países em desenvolvimento.

Já podem ser observados avanços, porém, ainda há muito o que fazer. De janeiro a setembro deste ano 310 pessoas morreram em acidentes de trânsito no DF, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Por isso, há a necessidade continuada de campanhas de educação de trânsito e conscientização da população para que ajam com mais responsabilidade, civilidade e gentileza no trânsito, gerando paz e segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, promovendo uma convivência harmônica.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)