Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/17 às 21h37 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Campanha Educativa brinda os 20 anos de respeito à vida

COMPARTILHAR

A ação aconteceu na faixa de pedestre em frente ao Colégio La Salle, na 906 Sul

(Brasília, 31/03/2017) – A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF, por meio do Núcleo de Campanhas Educativas, realizou na manhã desta sexta-feira (31), a primeira ação educativa em comemoração aos 20 anos do respeito ao pedestre na faixa a ele destinada. A preferência do pedestre na faixa foi exigida no Distrito Federal a partir do dia 1º de abril de 1997.

Durante a comemoração, os pais e alunos do Colégio La Salle, na 906 Sul, receberam orientação e material educativo sobre como realizar uma travessia segura e sobre o respeito ao pedestre na faixa. O recado foi para que este gesto de cidadania seja repetido por todos os dias do ano e não somente durante o aniversário da faixa.

Projeto Sinalize Brasília

Alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Nossa Senhora de Fátima, também na 906 Sul, seguiram a equipe de educação de trânsito do Detran, para participarem de uma caminhada do projeto piloto Sinalize Brasília, que tem como objetivo avaliar a sinalização de trânsito no entorno escolar, na perspectiva do pedestre.

Segundo o Coordenador do Projeto e Gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-DF, Tiago Moreira, a sinalização de trânsito na maioria das vezes está voltada para o motorista, mesmo havendo um considerável trânsito de pedestres. “Os estudantes registraram, nesta ação, suas percepções sobre a sinalização de trânsito voltada para pessoas. Eles notaram que o pedestre precisa de mais informação, por meio da sinalização de trânsito”, afirma.

A atividade teve também como elementos básicos, a observação da sinalização horizontal e vertical nas vias, a importância de saber o que cada uma delas significa, o estado de conservação e o respeito com o outro, seja motorista ou pedestre. Os estudantes aprenderam a fazer uma travessia segura, dando sinal de vida e aguardando a parada completa dos veículos para só então atravessar a faixa.  

Próximas atividades

Ação

Data/horário

Local

Descrição

Blitz Educativa

01/04

7:30 a 13:00

 

Faixa de Pedestre

Parque Ana Lídia

Entrega de folderes, cartilha educativa, a importância da Faixa de Pedestre e os cuidados com a Vida.

Projeto Sinalize

03/04

9:00 a 11:00

 

Colégio Nossa Senhora de Fátima

906 Sul

 

Caminhada Orientada para reflexões sobre os cuidados com a vida.

Blitz Educativa

04/04

7:00 a 13:30

Colégio Santa Dorotéia

Entrega de folderes, cartilha educativa, a importância da Faixa de Pedestre e os cuidados com a Vida.

 


Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)