Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/13 às 14h43 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Carnaval com mais alegria e menos mortes no trânsito

COMPARTILHAR

Nos cinco dias de folia o Detran atuou tanto na fiscalização como na educação de condutores e pedestres

A meta do Departamento de Trânsito do Distrito Federal de zerar o número de mortes nas vias administradas pela autarquia durante o Carnaval foi atingida. Além disso, dados preliminares mostram que houve, neste período, redução de 50% no número de mortes no trânsito em todo o DF, contabilizando 5 óbitos contra 10 registrados no Carnaval do ano passado.

Durante os cinco dias de festa, equipes de fiscalização e de educação do Detran estiveram nas ruas para garantir mais segurança no trânsito. Os agentes de trânsito atuaram em horários variados, mas principalmente no final da madrugada quando grande parte dos foliões retornam para casa. Em blitzes fixas e móveis, centenas de abordagens foram feitas resultando em 96 veículos apreendidos, 31 flagrantes de alcoolemia e autuação de 21 condutores inabilitados.

Para o diretor de policiamento e fiscalização de trânsito, Nelson Leite, apesar do grande número de alcoolemia, a boa notícia é que já há uma tendência das pessoas de buscarem alternativas para voltar para casa. “Abordamos muitos veículos em que todos estavam embriagados, menos o motorista. Também percebemos uma grande utilização de táxis no transporte de volta para casa”, afirmou Nelson Leite.

Antes mesmo do início das festas, as equipes de educação de trânsito já estavam nas ruas para conscientizar condutores e pedestres do risco de misturar bebida e direção. Com o slogan “Com o álcool você perde o foco e a vida também”, o Detran realizou blitzes educativas no Eixo Monumental e em bares da Asa Sul e Asa Norte nos dias 7 e 8 de fevereiro. De 9 a 12 de fevereiro, das 15h às 21h, os educadores de trânsito visitaram os principais pontos de concentração do Carnaval (Galinho da Madrugada, Baratinha, Pacotão, Baratona e Gran Folia) abordando aproximadamente 30 mil pessoas e entregando bafômetros descartáveis, panfletos e um leque educativo contendo o jingle do Carnaval.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)