Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/18 às 9h37 - Atualizado em 16/08/20 às 23h38

Carteira Digital de Trânsito

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apresentou no dia 27 de agosto, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe), documento de porte obrigatório dos veículos.

 

O Departamento Nacional de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) é o primeiro órgão fiscalizador de trânsito a oferecer aos condutores o CRLVe, que coexistirá com o documento impresso. A expectativa é de que até 31 de dezembro deste ano, todos os Detrans adotem a tecnologia, conforme determinação da Resolução Nº 720/2017 do Contran.

 

O documento digital será disponibilizado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação digital (CNHe), sistema operacionalizado pelo Serpro desde outubro de 2017. Também será possível baixar o arquivo em formato PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade onde se exija um documento autenticado.

 

Como baixar o aplicativo do Denatran: CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO

 

  • Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito nas Lojas App Store (iOS) ou Play Store (Android), gratuito.
  • Após realizar o cadastro no aplicativo, será encaminhado para o e-mail cadastrado um link para a validação do processo.

     

 

Observações:

 

  • Para quem já possui o aplicativo CNH Digital, será necessário fazer a atualização desse aplicativo, o qual será transformado em Carteira Digital de Trânsito.
  • Quando houver necessidade de trocar o aparelho em que o aplicativo estiver instalado, basta baixar novamente a Carteira Digital de Trânsito no aparelho novo, com mesmo CPF e senha de acesso e automaticamente o antigo será bloqueado.
  • Os documentos incluídos ficarão disponíveis no aplicativo independente de acesso à internet.

 

Acesse o tutorial do Portal de Serviços do Denatran

 

Etapas para a inclusão de documentos digitais:

 

1. Incluir no aplicativo Carteira Digital de Trânsito o documento. Será solicitado o número de registro da CNH, encontrado no documento conforme imagem abaixo:

2. O aplicativo vai pedir para você criar um PIN de acesso (senha), de quatro dígitos numéricos, que será solicitada sempre que for acessar os documentos digitais incluídos na carteira. Isso foi criado para facilitar o acesso, já que a senha do portal é mais complexa, com letras e números.
3. Para acessar, abra o aplicativo, clique em CNH Digital e defina um PIN de acesso.

OBSERVAÇÕES:
• Se sua CNH foi emitida a partir de maio/2017, poderá verificar que possui QR Code, ele se localiza na parte interna do documento. Anterior a este mês não será possível emitir a CNH Digital.
• É necessário atualizar previamente os dados cadastrais no Detran presencialmente, por telefone no 154 ou por meio do Portal de Serviços do Detran . A CNH é um documento que tem fé pública. Se, por algum motivo, já possuir certificado digital, não é necessário vir ao Detran.
• A validação desse documento poderá ser feita por meio do QR Code com o aplicativo para leitura de QR Code do Denatran, Lince.
• Quando da emissão de nova CNH, não será necessário o documento novamente pois a atualização será automática, desde que tenha sido informado o telefone atualizado no ato da abertura do processo.

1. Incluir no aplicativo Carteira Digital de Trânsito o documento. Para isso, será necessário estar de posse do número do Renavam e código de segurança do CRV.


2. O aplicativo vai pedir para você criar um PIN de acesso (senha), de quatro dígitos numéricos, que será solicitada sempre que for acessar os documentos digitais incluídos na carteira. Isso foi criado para facilitar o acesso, já que a senha do portal é mais complexa, com letras e números.

3. Para acessar, abra o aplicativo, clique em CNH Digital e insira o PIN de acesso.

OBSERVAÇÕES:
• Para a emissão digital do CRLV, serão feitas as mesmas validações do documento físico, ou seja, não poderá haver débito de IPVA, licenciamento, multas, seguro obrigatório, restrições no cadastro do veículo, entre outros.
• Somente o proprietário do veículo poderá baixar a versão digital do CRLV-e. Uma vez tendo sido feita a inclusão desse documento na Carteira Digital de Trânsito, será possível exportar o documento, em PDF, para outros dispositivos.
• A validação desse documento pode ser feita por meio do QR Code com o aplicativo para leitura de QR Code do Denatran, Lince.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)