Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Carteira Nacional de Habilitação digital

 

Para ter acesso ao documento, o motorista deverá possuir habilitação impressa com QR Code

 

A Carteira Nacional de Habilitação Digital ou CNH-e foi lançada no Distrito Federal no dia 16 de novembro de 2017, em parceria com o Denatran e o Serpro.

 

Entre as principais vantagens da CNH digital estão a praticidade e a segurança, já que o documento eletrônico armazena dados em um código bidimensional, chamado QR Code, dentro de um sistema criptografado de acesso às informações.

 

O DF foi a segunda unidade da Federação a adotar a CNH digital. O primeiro foi o de Goiás. Atualmente, mais de 200 mil condutores de veículos do DF, que possuem a CNH em papel com QR Code no verso, podem solicitar suas carteiras digitais. Para o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o documento vai facilitar o dia a dia da população do DF, que acaba de ganhar uma forma inovadora, prática e segura de se identificar em qualquer ponto do País utilizando o celular.

 

Orientação técnica

Quando for renovar a carteira, o condutor que desejar a CNH digital deverá informar o e-mail, o número do celular e o DDD. Assim, a CNH-e ficará disponível no momento em que o modelo de papel for impresso.

 

Aplicativo

O aplicativo da CNH digital já está disponível gratuitamente para download na Google Play e App Store. Para ter a carteira eletrônica, o motorista deverá possuir habilitação impressa com QR Code, além de estar com os dados devidamente atualizados no sistema do Detran, principalmente o e-mail e o telefone celular com DDD, no qual será visualizada a CNH digital. Essa atualização deverá ser feita pessoalmente nos postos do Detran ou do Na Hora, exceto aqueles condutores que possuírem certificação digital, os quais poderão fazer a atualização diretamente no Portal de serviços do Denatran.

 

Os condutores que já possuem CNH com QR Code podem solicitar o novo documento direto no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br). A carteira eletrônica substitui a impressa, uma vez que ambas possuem o mesmo valor jurídico.

 

A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória e a falta do documento acarreta multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e a retenção do veículo.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)