Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/17 às 14h33 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Cine Detran ganha reconhecimento nacional

COMPARTILHAR

Publicação da ANTP inclui projeto como uma das boas práticas no trânsito realizadas nos últimos 20 anos

O projeto Cine Detran, criado pela Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF, foi citado no livro “Mobilidade Humana para um Brasil Urbano” da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). A publicação da ANTP é uma análise do que aconteceu nos transportes, trânsito e mobilidade urbana no Brasil nos últimos 20 anos, citando 150 experiências consideradas boas práticas para mobilidade que foram aplicadas nas cidades brasileiras.

O livro, elaborado por especialistas nas áreas de trânsito e transporte, destaca o Cine Detran como uma iniciativa contemporânea, apontando que os programas e projetos educativos não devem se restringir a processos formativos relativos à condução de veículos, mas devem contemplar os demais usuários da via para se obter um trânsito sustentável e reduzir os acidentes. “A educação de trânsito precisa, de um lado, apresentar os benefícios de se pedalar com segurança, caminhar e usar o transporte coletivo. De outro, informar a todos, inclusive eventuais futuros condutores, sobre os malefícios do padrão de mobilidade urbana centrado no uso excessivo do automóvel”, afirma a publicação.

Cine Detran
Lançado em maio de 2016, o Cine Detran é voltado aos estudantes do ensino médio e professores da rede pública do DF, com o objetivo de estimular o debate sobre a mobilidade urbana e a segurança viária. No ano passado, o Detran fez seis exibições do premiado documentário “Bikes vs Cars”, produzido pelo jornalista, autor e diretor sueco, Fredrik Gertten. O projeto atingiu 2.828 espectadores de vinte e duas escolas públicas, que puderam avaliar o trabalho. Cerca de 90% deles atribuíram nota igual ou superior a oito. A partir do próximo mês, o Detran iniciará nova edição do projeto com a expectativa de atingir mais de 10 mil estudantes.

Acesse aqui o livro Mobilidade Humana para um Brasil Urbano.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)