29/09/16 às 13h38 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Cine Pedal Brasil estimula brasiliense a usar bicicleta

(Brasília, 26/09/2016) – Quando a união realmente faz a força. Foi isso que ciclistas, vindos de diversas regiões do Distrito Federal, mostraram durante o Cine Pedal Brasil, festival de conteúdo audiovisual itinerante, montado ao lado do Museu Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, no último fim de semana.

O Cine Pedal Brasil foi trazido pela primeira vez a Brasília, pelo Detran-DF, por meio do Núcleo de Programas Educativos de Trânsito (Nupet), como parte do cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito, realizada de 16 a 25 de setembro.

O desafio do projeto é a exibição de filmes com energia produzida pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas. A ideia contagiou brasilienses. Os mais animados fizeram o percurso de casa para o local em sua própria bike. Chegando lá, foi somente encaixar o equipamento ao sistema e começar a pedalar.

Assim fez a vendedora autônoma Janice Alves, 42 anos, que pedalou os 6 km de sua casa, na Asa Norte, até a Esplanada, e ainda garantiu, por algum tempo, parte da energia consumida no evento. “É uma experiência diferente. Deu pra sentir que não é fácil produzir energia”. A mesma opinião veio do agente comunitário de Saúde, Rômulo Ribeiro, de 39 anos, que pedalou 15 km da Estrutural até o local. “A ideia é excelente e esse projeto é realmente inclusivo. Adorei participar”.

Projeção Bike Vs Carros

Também esteve no projeto itinerante, prestigiando a organização do evento, o servidor Marcelo Vilela, da Gerência de Fiscalização Administrativa do Detran-DF. Na companhia da esposa e das filhas Mariana, de 9 anos, e Juliana, de 4 anos, Vilela também apreciou a novidade. Mas foram as crianças que se divertiram produzindo energia no pedal manual.

Quem não foi de bike, o jeito era esperar alguém se cansar para assumir o posto e acelerar para não fazer feio diante de um público que atentamente assistia à projeção Bike Vs Carros, de 1h20 de duração. Com o grito – bora galera – monitores davam o alarme quando a carga energética começava a baixar. Em um instante voltava a subir, diante da animada aceleração dos participantes.

Segundo o coordenador de produção do Cine Pedal Brasil, Thiago Guimarães, esse projeto nasceu, este ano, com base na patente de Londres. A edição 2016 foi planejada para fazer exibições em dez cidades. Brasília foi a sexta contemplada com o projeto, depois do Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Agora será Goiânia, depois, João Pessoa, Recife e Salvador.

O Projeto

O Cine Pedal Brasil é uma experiência interativa, colaborativa e inclusiva, onde o espectador é convidado a refletir sobre a sua relação com o consumo energético e a presença da tecnologia em sua vida.

As bicicletas, ao serem pedaladas pelo público, produzem a energia limpa que alimenta todo o equipamento necessário à projeção cinematográfica. A energia humana se converte em cinética e mecânica, expondo em um só ato, um conceito avançado de sustentabilidade.

Além de gerar a energia necessária à realização do festival, o público será estimulado também, por meio da campanha de divulgação, a usar bicicletas como meio de transporte para ir ao evento, promovendo assim, também, a conscientização sobre a mobilidade urbana.