5/02/16 às 18h31 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Com efetivo na rua, Detran quer paz no carnaval

A fiscalização contará com 231 viaturas, helicóptero, guinchos e 481 agentes de trânsito

(Brasília, 05/02/2016) – Em entrevista coletiva das Forças da Segurança Pública, nesta sexta-feira (05/02), o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, anunciou o planejamento do órgão para o controle de tráfego, a sinalização e a fiscalização dos locais onde serão realizados eventos carnavalescos, visando garantir a segurança dos foliões.

Para garantir um carnaval com paz no trânsito, o órgão utilizará 231 viaturas, um helicóptero, guinchos e disponibilizará um efetivo de 481 agentes de trânsito, mais outros 150 servidores para as equipes operacionais. Paralelo aos eventos, a fiscalização do Detran ainda realizará 83 operações de trânsito e 374 patrulhamentos.

Para agilizar a comunicação e os possíveis atendimentos, o trabalho do Detran será integrado às demais Forças da Segurança Pública, por meio da Central Integrada de Comando e Controle Regional (CICCR), que utilizará as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) até o fim do carnaval.

Campanhas

Durante a coletiva, Amorim apresentou à imprensa a campanha e as peças publicitárias do Detran alusivas ao carnaval 2016.  O tema aborda a preocupação do órgão com o uso de bebida alcoólica por condutores. Em função disso, desde a segunda quinzena de janeiro as Diretorias de Educação e de Policiamento e Fiscalização de Trânsito estão promovendo atividades e operações educativas nas vias de Brasília, visando conscientizar os condutores sobre o perigo de dirigir alcoolizado.

O Detran alerta que, durante todo o carnaval, a fiscalização de trânsito estará presente nas vias públicas coibindo o consumo de bebidas alcoólicas por condutores de veículos e o uso de estacionamento irregular.