28/01/16 às 13h01 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Com nova legislação, Detran pretende desafogar depósitos de veículos

Atualmente existem cerca de 7 mil veículos apreendidos, sendo 1.082 somente este ano

(Brasília, 28/01/2016) – O condutor com veículo apreendido nos depósitos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) precisa ficar atento para não ser surpreendido. O artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e o prazo para o leilão do veículo apreendido passou a ser de 60 dias e não mais de 90 dias.

Conforme o artigo, mudado em agosto do ano passado, o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro de dois meses, contado da data do recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico.

Atualmente existem nos depósitos do Detran-DF cerca de 7 mil veículos. Somente em janeiro foram apreendidos 1.082, dos quais, 358 são motocicletas. A fiscalização de trânsito vem intensificando as operações para tirar das vias pilotos e condutores inabilitados.

Novos leilões

Em 2016, o Detran-DF pretende realizar leilões com mais freqüência que nos anos anteriores. O objetivo é dar uma destinação aos veículos que não são procurados pelos proprietários e cobrir os custos com a guarda e os débitos com o Estado.

O próximo leilão está previsto para fevereiro. Neste primeiro semestre, a expectativa da Diretoria de Fiscalização de Trânsito é tirar dos Depósitos do órgão cerca de 2 mil veículos, dos quais 600 motocicletas.

Em 2015, as operações de trânsito do Detran, em parceria com a PMDF e o DER, apreenderam 24.057 veículos. Destes, 17.360 foram liberados. O Detran ainda promoveu três leilões que resultaram na venda de 4.043 veículos.