Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/21 às 15h28 - Atualizado em 8/11/21 às 15h28

Cuidados ao dirigir no período de chuvas

Asfalto molhado, baixa visibilidade e excesso de velocidade aumentam os riscos de acidentes

Jaqueline Costa

 

(Brasília, 8/11/2021) – No período de chuvas os motoristas devem redobrar a atenção ao dirigir pelas vias do Distrito Federal. A combinação de asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito. Segundo as orientações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o condutor deve observar alguns cuidados, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.

 

O Detran-DF ainda alerta que ao atravessar poças, o motorista deve manter a aceleração contínua em primeira marcha. E no caso de locais muito alagados, é recomendado deixar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo, que torna o veículo mais visível, e é imprescindível o uso da seta para indicar a mudança de direção.

 

Semáforos intermitentes

No período de chuvas os equipamentos semafóricos podem sofrer algum tipo de pane no funcionamento, isso ocorre principalmente quando há queda de energia. O Detran-DF monitora os equipamentos, mas também orienta a população a informar ao Órgão os semáforos que apresentam problemas. Para isso, basta ligar para o telefone 154.

 

Dicas: 

  •  Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
  •  Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
  •  Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
  •  Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
  •  Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
  • Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
  • Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
  • Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)