Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/16 às 10h15 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Curso para obter Autorização para Conduzir Ciclomotores

COMPARTILHAR

As aulas teóricas começam no dia 7 de novembro, na Escola Pública de Trânsito

(Brasília, 26/10/2016) – O Detran-DF, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), realizará um curso de formação para condutores que pretendem obter Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

De acordo com o CONTRAN, a formação desses condutores é necessária, devido à crescente incidência de acidentes de trânsito envolvendo veículos de duas rodas em todo o país.

A iniciativa visa também melhorar a formação do condutor de veículo automotor, em particular o motociclista, além de reforçar e incluir conteúdos específicos à formação de condutores de ciclomotores.

 

Curso

O curso será constituído de duas etapas, sendo a primeira teórica, com 20 horas/aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e convívio socioambiental no trânsito. Já a segunda constitui-se de aulas práticas de direção de ciclomotor, com 10 horas/aulas.

O aluno deverá ter frequência mínima de 90% em cada módulo. Ao final do curso teórico, será realizada uma prova para avaliação dos conhecimentos ministrados pelo órgão ou entidade executiva de trânsito.

Caso o aluno seja reprovado uma primeira vez, poderá realizar nova avaliação após cinco dias. E, se reprovado pela 2ª vez, poderá matricular-se para um novo curso, frequentando-o integralmente.

O exame prático seguirá os mesmos requisitos técnicos e moldes definidos para avaliação dos candidatos a obtenção da categoria “A”.

 

Matrículas

Para realizar a matrícula é necessário ter no mínimo 18 anos e seguir as orientações:

1) Fazer os exames médicos e psicotécnicos em uma clínica credenciada, junto ao Detran. Apresentar original e cópia ou cópia autenticada de documento oficial, com foto; original e cópia do CPF ou comprovante de quitação de débitos, junto à Receita Federal; comprovante de residência; 2 fotos 3×4 (coloridas e recentes).

2) Comparecer ao atendimento da Escola Pública de Trânsito, localizada na 706/906 Sul e apresentar o processo de abertura de obtenção à ACC e o comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 115,00.

 

Locais das aulas:

Local das aulas teóricas: Escola Pública de Trânsito (EPT), na 706/906 Sul.  Locais das aulas práticas: Centros de Formação de Condutores (CFC’s) credenciados junto à Autarquia.

Observação: o valor das aulas práticas será definido pelo próprio CFC.

 

Mais informações pelo telefone 154, na Central de Atendimento ao Cidadão do Detran-DF. 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)