Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/07/15 às 20h37 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Detran cancela multas emitidas na W3 Sul

COMPARTILHAR

Equipamento estava programado com velocidade máxima de 50k/h

O Detran-DF informa que as multas emitidas entre os dias 16 e 29 de junho, por fiscalização eletrônica a condutores que passaram em velocidade de até 60 km na via W3 Sul, na altura da 708/709, foram canceladas. O cancelamento se deve ao fato de que houve uma falha humana na programação do equipamento instalado no local, que foi programado equivocadamente com a velocidade de 50 km/h, quando na verdade a via é de 60 km/h.

Esclarecemos que, mesmo canceladas, algumas notificações ainda podem estar em trânsito, mas ao recebê-las os proprietários devem desconsiderá-las. Destacamos que a empresa responsável pelo equipamento foi notificada pelo Detran no dia 20 de julho e já reprogramou corretamente o equipamento.

Relatório enviado pela empresa aponta que 7.000 condutores foram notificados indevidamente. Destes, 10 já haviam feito o pagamento da multa e serão ressarcidos pelo Detran sem a necessidade de entrar com recurso, pois a própria autarquia já está tomando todas as medidas necessárias para realizar a devolução dos valores pagos e excluir a pontuação na CNH referente a esta multa.

Ressaltamos que este foi um caso isolado e que todos os equipamentos de fiscalização eletrônica são aferidos pelo Inmetro e fiscalizados pelos técnicos do Detran. Vale destacar a importância desses equipamentos para a segurança viária, sendo imprescindível a continuidade desse serviço de prevenção de acidentes.

Além de já ter sido advertida pelo executor do contrato, a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos fará o ressarcimento ao erário público de todos os custos decorrentes da emissão das notificações equivocadas.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)