Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 21h10 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Detran cria prova eletrônica para candidatos especiais

COMPARTILHAR

O novo exame está em teste na Sede e poderá se estender para vários postos de atendimento do Detran

 

Após cinco meses de testes, o Detran disponibiliza prova eletrônica para candidatos com surdez em Libras. Duas pessoas no período da manhã e duas à tarde testaram a nova prova, na última quinta-feira (5).

 

Tatyane Lopes de Oliveira, 29 anos, moradora do setor P Sul, em Ceilândia, foi uma delas e gostou. “Entendi todas as questões da prova por causa dos vídeos”.

 

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ronie Alessandro Lima Diniz, o novo formato de prova começou a ser elaborado em janeiro deste ano e buscou incluir digitalmente os candidatos surdos. “Nós tentamos fazer o exame como o do sistema convencional, mas para os candidatos especiais é necessário os textos em Português e Libras. Antes, os candidatos ficavam confusos e pediam informações aos examinadores, que poderiam ter interpretações diferentes. Hoje, não. Com os vídeos fica mais fácil, pois há uma única orientação, aumentando a assertividade das questões”, ressalta.

 

Vantagens do exame eletrônico
Com a prova em formato digital, a expectativa é diminuir o tempo de execução e aumentar o número de candidatos no certame. Após o período de testes no Detran Sede, as unidades de Taguatinga, Sobradinho, Gama e 906 Sul também poderão oferecer o exame virtual.

 

De acordo com a gerência de habilitação, há uma sala com 20 terminais disponíveis para receber os candidatos especiais no Edifício Sede do Detran.

 

A avaliação tem 40 questões, selecionadas aleatoriamente a partir de um banco de dados com 500 itens, e é dividida por cinco conteúdos – Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente de Convívio Social no Trânsito e Noções de Funcionamento do Veículo. 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)