Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/22 às 13h41 - Atualizado em 6/10/22 às 13h41

Detran-DF abre Semana Nacional de Trânsito 2022

COMPARTILHAR

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, diversas ações serão desenvolvidas em todo o DF para sensibilizar a população sobre a necessidade de se ter mais cuidado com a vida no trânsito

 

 

Zélia Ferreira

 

 

(Brasília, 19/9/2022) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal abriu, na manhã desta segunda-feira (19), a Semana Nacional de Trânsito 2022. O evento de abertura aconteceu no auditório do Detran Sede, às 9h, e contou com a presença de autoridades e órgãos de trânsito locais e federais, além de servidores das diversas carreiras.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para este ano é “Juntos salvamos vidas” e tem como objetivo enfatizar que todos podemos salvar vidas no trânsito quando temos comportamentos mais conscientes e responsáveis, independente do papel que exercemos: pedestre, ciclista, motociclista ou motoristas.

O secretário de Segurança, Júlio Danilo, destacou a importância do trabalho repressivo, dos registros e processos de habilitação, mas principalmente das ações educativas para salvar vidas e trazer mais segurança à população. “No trânsito, a vida de um parente, de um amigo, de uma criança importa muito. Precisamos atuar de forma repressiva com blitzes, mas principalmente com ações educativas, quando ensinamos nas escolas nossas crianças a atravessar a via, não usar o celular enquanto dirige, por exemplo, estamos investindo na preservação da vida”. Ele ainda parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Detran. “Temos o orgulho de ter um Departamento de Trânsito bem organizado, que faz um trabalho fantástico para que o cidadão possa andar pelas ruas de forma segura”.

Para o diretor de Gestão da Política de Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Eduardo Sanches, a busca pela segurança no trânsito não se restringe à Semana Nacional de Trânsito. “Essa busca tem que ser todas as semanas do ano. A SNT marca um momento importante que deve ser lembrado e vivido todos os dias”, disse o diretor que destacou a parceria da Senatran com o Detran-DF para que o cidadão seja colocado no centro do processo de construção de um trânsito mais seguro.

O diretor-geral do Detran, Marcelo Portela, mencionou a meta de redução de mortes para a Década de Segurança no Trânsito, fazendo correlação com o aumento da frota e da população. “Quando a gente analisa o índice de mortes em relação à frota e à população, que só crescem a cada dia, conseguimos ultrapassar a meta estabelecida. De 2010 a 2020, reduzimos de 3,7 para 1,4 mortes por 10 mil veículos e de 17,9 para 8,5 mortes para cada 100 mil habitantes”. Ele ainda parabenizou todos os presentes que, de uma forma ou de outra, têm contribuído para os resultados positivos obtidos no Distrito Federal.

Educação

“Estamos com uma série de atividades programadas até dia 25 para serem realizadas em escolas, empresas, ciclovias, terminais rodoviários, entidades sociais e nas ruas do DF a fim de levar aos diversos segmentos da sociedade a importância de se criar uma cultura de responsabilidade viária. Todos os cidadãos, de crianças a idosos, precisam refletir e ter consciência de que respeitar as leis de trânsito é a forma mais simples para reduzir as ocorrências de acidentes e salvar vidas”, enfatizou o diretor-geral do Detran, Marcelo Portela.

As ações educativas do Detran-DF para a Semana Nacional de Trânsito 2022 foram planejadas de acordo com o tipo de público que se pretende alcançar. Assim, estão previstas atividades com linguagem apropriada a cada segmento e faixa etária, como apresentação teatral, contação de história, palestras e entrega de material educativo. Os programas Coletivo Responsável, Bike em Dia, Entregadores de App e Circuito Palestra de Rua também integram as ações da semana.

Fiscalização

Entre os dias 18 e 25 de setembro, as equipes de fiscalização e policiamento de trânsito também atuarão com ações em alusão à Semana Nacional de Trânsito. Estão previstas 25 operações de grande porte, incluindo blitz convencional e patrulhamentos com abordagem, além de ações integradas com a Polícia Militar e outras instituições ligadas à segurança viária, com foco na direção de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas, uso do celular enquanto dirige, não uso do cinto de segurança e fiscalização de motofretistas, entre outros.

Com vistas à conscientização sobre os riscos de acidentes, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Dirpol) participará de ações educativas com a Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc) ao longo da semana, com a participação de agentes de trânsito nas abordagens e exposição de viaturas em blitzes educativas e visitas a escolas públicas e particulares.

Dia Mundial sem Carro

No dia 22, das 9h30 às 11h30, haverá ação educativa na plataforma superior da rodoviária do Plano Piloto em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. Será montada uma tenda para abordagem e entrega de material educativo aos transeuntes. O objetivo é destacar a importância de se utilizar de transportes alternativos, incentivando a micromobilidade, tão importante para o meio ambiente e para a dinâmica do trânsito de forma geral.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)