Governo do Distrito Federal
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3/12/20 às 13h51 - Atualizado em 28/12/20 às 17h39

Detran-DF ganha prêmio por Melhores Práticas em Ouvidoria

O projeto para implantação do Sistema de Manuais (Sisman) foi premiado no 5º Concurso do GDF

 

Valquíria Cunha

 

(Brasília, 1º/12/2020) – A Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Ouv/Detran-DF) foi premiada no 5º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria do GDF, no dia 25 de novembro, em premiação transmitida ao vivo pelo canal da Controladoria-Geral do DF, no YouTube, e contou com a presença da primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Mayara Noronha, do Controlador-Geral, Paulo Martins, e do Ouvidor-Geral do DF, José dos Reis.

 

O projeto para implantação do Sistema de Manuais (Sisman), do Detran-DF, foi um dos premiados no concurso que avaliou os quesitos de acessibilidade, praticidade, segurança de informação e agilidade dos canais de comunicação com a população. Além disso, a modalidade também valoriza e incentiva o desenvolvimento da prestação de serviço público.

 

O Detran iniciou o projeto Sisman, no ano de 2015, com o objetivo de auxiliar na criação dos manuais de rotinas das diversas Unidades Administrativas do órgão, além dos manuais para uso interno dos atendentes de cada serviço prestado ao cidadão.

 

Com o advento da Carta de Serviços ao Cidadão, prevista no Decreto nº 36.419, de 25 de março de 2015, a Ouvidoria fez a primeira versão do documento buscando informações nos setores e adequando aos padrões estabelecidos à época, num trabalho desenvolvido de forma totalmente manual.

 

A publicação da Carta no site da Autarquia também aconteceu manualmente e contou com a participação da Assessoria de Comunicação (Ascom), tanto para a inserção das informações no corpo do documento, quanto dos PDF’s elaborados. A publicação demandou muito trabalho em suas atualizações, pois era necessário que cada texto fosse copiado dentro da plataforma de sustentação do site individualmente.

 

Para a chefe da Ouvidoria do Detran, Zoraia Cardozo, foi um grande desafio, mas os resultados têm sido muito positivos: “Como os manuais de rotinas do atendimento, que podiam ser criados dentro de um Sistema, na verdade refletiam os próprios serviços do Detran, surgiu a ideia de que o  Sistema pudesse, a partir de seu manual, transformar cada serviço na informação necessária ao cidadão dentro da Carta de Serviços. Desta forma, além de não deixar passar serviços, a automatização permitiria a atualização em tempo real do conteúdo para o usuário, sendo feita de forma direta e realizada pela área responsável pela informação”, destacou Zoraia.

 

Carta de Serviços

Implantado em 1º de junho de 2020, o projeto Carta de Serviços “em dia” com o cidadão foi encampado pela chefe da Ouvidoria do Detran, Zoraia Carla Cardozo da Silva, juntamente com a equipe de trabalho composta pelos servidores: Andrea de Aguiar e Silva, Analista em Atividades de Trânsito, Kleybe Alves da Silva, Analista em Atividades de Trânsito, Ana Carolina Oliveira de Almeida, Técnica em Atividades de Trânsito, Amanda Santos Barbosa, Analista em Atividades de Trânsito, Patrícia de Melo Maia, Analista em Atividades de Trânsito, Gabriel Augusto de Faria Julião, Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Hércules de Oliveira Dutra, Especialista em Atividades de Trânsito.

 

Prêmio ITA 2020

A partir das 14h desta quinta-feira (3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, por meio do setor de Ouvidoria, será premiado pelo terceiro ano consecutivo no Prêmio ITA – Índice de Transparência Ativa, que é uma forma de fortalecer a cultura de transparência no GDF e fomentar o exercício do controle social. O anúncio será publicado nas redes sociais da Controladoria-Geral do DF.

 

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