Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 16h40 - Atualizado em 1/07/22 às 12h18

Detran-DF inaugura Sala de Realidade Virtual

COMPARTILHAR

Equipamentos eletrônicos como simuladores veiculares e óculos 3D vão proporcionar experiências no trânsito

 

(Brasília, 29/10/2019) – Nesta quarta-feira (30), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal inaugura a Sala de Realidade Virtual, na Diretoria de Educação de Trânsito, localizada na quadra 906 Sul, às 10h.

 

Por meio de simuladores veiculares e também com o uso dos óculos DrunkBusters, os visitantes poderão vivenciar diversas situações no trânsito, como dirigir alcoolizado ou sob condições adversas: durante forte chuva ou neblina, em rodovias ou estrada de terra, dentre outras.

 

De acordo com o diretor de Educação do Detran, Marcelo Granja, a sala tem o objetivo de sensibilizar a população quanto aos riscos de estar no trânsito sem uma preparação adequada.

 

“Vamos trabalhar temas como a alcoolemia, as dispersões, o uso do celular e também o reconhecimento dos vários modais de circulação”, explica Marcelo.

 

Além disso, a inovação também busca aproximar a população da Escola Pública de Trânsito – EPT. A sala será um espaço aberto à visitação do público em geral, como faculdades, escolas de ensino médio, empresas, inclusive a comunidade local.

Segundo a gerente de ações educativas, Magda Brandão, a Sala de Realidade Virtual abre as portas da EPT. “Nós queremos que a população conheça o ambiente e que circule por aqui, que seja como uma escola mesmo”, afirma Magda.

 

Todos os cursos oferecidos pelo Detran, a exemplo de Direção Defensiva, Reciclagem de Condutores, Mecânica e Medo de Dirigir, passarão a ter vivências na Sala de Realidade Virtual.

 

As visitas poderão ser agendadas a partir do dia 1º de novembro pelo e-mail: direduc@detran.df.gov.br.

 

Manual de Obtenção de CNH

Durante a cerimônia de inauguração da Sala de Realidade Virtual, o Detran também irá lançar o Manual de Obtenção de CNH. O material didático faz parte do projeto de Reformulação Pedagógica e será implementado nos Centros de Formação de Condutores a partir de 2020.

O manual traz uma nova proposta pedagógica e ainda um novo olhar sobre os conceitos de trânsito, buscando despertar um condutor mais humano e cidadão.

 

 

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)