Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/20 às 17h12 - Atualizado em 5/05/20 às 17h13

Detran-DF inicia as ações do Maio Amarelo 2020

A prioridade dos órgãos de trânsito é a realização de um movimento digital

 

 Jaqueline Costa

(Brasília, 05/05/20) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) dará início às atividades do Maio Amarelo. A sétima edição do movimento terá como tema: “Perceba o risco. Proteja a vida” e contará com ações prioritariamente digitais. Por orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os estados promoverão o Maio Amarelo Digital, em razão das medidas de distanciamento social de combate à disseminação da Covid-19.

 

Nesse sentido, o Detran-DF criou uma série de animações que serão divulgadas nas redes sociais do Órgão durante o mês de maio. O conteúdo aborda informações sobre a importância de pedestres, motociclistas e condutores perceberem os riscos no trânsito. Para o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, os canais digitais são ferramentas importantes para o trabalho de conscientização sobre a segurança viária. “O Detran tem buscado ampliar as campanhas de educação de trânsito em diferentes modalidades e, neste Maio Amarelo, a intenção é divulgar mensagens que demonstrem que o respeito mútuo pode evitar acidentes e mortes no trânsito”, destaca o diretor.

 

Além das animações nas redes sociais, ao longo do mês, o Detran-DF promoverá 35 ações educativas com identificação visual e bonecos, em pontos estratégicos do Distrito Federal. Durante as ações, os condutores poderão ver as mensagens de conscientização sobre o Maio Amarelo.

 

No âmbito da fiscalização de trânsito, além das ações de patrulhamento, o Detran-DF promoverá 40 operações Trânsito Seguro, com o objetivo de coibir a prática de infrações que podem ocasionar acidentes e lesões graves, como o uso do celular ao volante, o avanço de sinal, a falta de cinto de segurança e a direção de veículo após o consumo de bebida alcoólica.

 

Programa Detran Solidário/Maio Amarelo

 

Nesta quarta-feira (06), o Detran-DF lançará o Programa Detran Solidário/Maio Amarelo que tem o objetivo de arrecadar cestas básicas junto aos servidores do Departamento. A população também pode participar doando nos locais onde serão promovidas as ações educativas, observando os protocolos de segurança para evitar o contágio da Covid-19. A intenção é distribuir os alimentos às famílias carentes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

 

Maio Amarelo

 

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é um movimento multissetorial, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. A intenção é promover, durante o mês de maio, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil. Neste ano, por orientação do Denatran, as ações presenciais serão realizadas no mês de setembro, quando ocorre a Semana Nacional de Trânsito.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)