Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/20 às 9h16 - Atualizado em 30/01/20 às 9h16

Detran-DF inicia implantação das Placas PIV

Valquíria Cunha

 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal dará início ao processo de implantação do novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV), e por esta razão, nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 de janeiro), não será possível realizar serviços relativos a alteração de placas e novos emplacamentos veículos no DF. A previsão é que no dia 3 de fevereiro (segunda-feira) o serviço volte a funcionar normalmente.

 

Para realizar a mudança será necessária uma adequação no sistema de informática que gerencia todas as informações da frota de veículos do Distrito Federal. Por isso, qualquer tipo de transição no sistema não será possível até a conclusão do processo. De acordo com o Serpro, responsável por desenvolver a ferramenta que será utilizada, o Sistema Nacional de Emplacamento permite a rastreabilidade digital de fabricação, distribuição, recebimento e inutilização de placas semiacabadas (blanks), bem como a autorização, estampagem e vinculação das placas PIV ao respectivo veículo.

 

O Detran está obedecendo a Resolução nº 780/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre o novo sistema de placas de identificação de veículos registrados no território nacional e as medidas de transição entre o atual e o novo sistemas, observando o prazo máximo de adesão, que é até o dia 31 de janeiro deste ano e inclui todos os órgãos e entidades executivas de trânsito do Estado e do Distrito Federal.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)