Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/12/17 às 19h09 - Atualizado em 1/11/18 às 11h39

Detran-DF inicia monitoramento e fiscalização com uso de drones

O foco é flagrar condutores que usam celular enquanto dirigem

(Brasília, 19/12/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), iniciou, na tarde dessa segunda-feira (18/12), mais uma modalidade de fiscalização nas vias urbanas de Brasília. Trata-se da utilização de drones. O principal objetivo é monitorar condutores que usam o celular enquanto dirigem, mas os agentes também estarão atentos a outras situações de infrações, como o desrespeito ao pedestre na faixa, estacionamento irregular, circulação em locais proibidos, dentre outras. As ações também serão direcionadas para as áreas de estacionamentos, a fim de gerar relatórios de pontos críticos de fluidez, como forma subsidiar operações futuras e soluções de engenharia de tráfego. O Detran possui dois equipamentos, que foram adquiridos através de doação da Receita Federal.

A nova modalidade de fiscalização será empregada, inicialmente, nas principais vias urbanas da Capital e nas proximidades de eventos de grande porte, onde haja a necessidade de controle de tráfego. As ações acontecerão diariamente e serão coordenadas pelas equipes da Unidade de Operação Aérea (UOPA), que foram treinadas e certificadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os aparelhos. Os drones do Detran-DF não estão aptos a multar, porém, a operação dos equipamentos será feita por agentes de trânsito que atuarão em dupla ou trio e poderão abordar e notificar o condutor infrator. O uso da ferramenta possibilitará ao Detran-DF ampliar a visão das demandas de fiscalização e engenharia, e trazer mais segurança aos usuários das vias urbanas de Brasília.

Autuações por uso do celular
De janeiro a novembro de 2016, 50.532 condutores foram autuados por uso do celular ao volante. De janeiro a novembro de 2017, o DF já registrou 64.877 infrações pelo mesmo motivo. Um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Art. 252. Dirigir o veículo:
V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais. regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo.

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima (multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH), no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)