Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/22 às 18h26 - Atualizado em 7/06/22 às 22h18

Detran-DF intensifica ações educativas no mês do Maio Amarelo 

COMPARTILHAR

 

O órgão divulga o cronograma da semana de 10 a 15 de maio

Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF 

 

(Brasília, 9/5/22) – Entre os dias 10 e 15 de maio, o Detran-DF realizará diversas ações educativas previstas no cronograma do Maio Amarelo nas regiões do Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Cidade Estrutural, Taguatinga, Lago Norte e Jardim Botânico.

 

Entre as atividades previstas estão: apresentações teatrais e de repentistas, palestras para motociclistas de entregas comerciais, blitz educativa e o projeto Bike em Dia. Temas relativos à segurança viária abrangem assuntos de conscientização como o uso do cinto, celular x direção, excesso de velocidade, alcoolemia, etc.

 

As atividades são coordenadas pela Diretoria de Educação do Detran-DF e contam com o apoio da Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, fazendo o controle do trânsito nos pontos onde ocorrem as abordagens.

 

Maio Amarelo

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é um movimento multissetorial que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. A intenção é promover, durante o mês de maio, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

 

Cronograma 

RA Endereço Atividade Data Horário Detalhamento das atividades
Núcleo Bandeirante Avenida Central comercial, próximo ao Banco BRB. Blitz Educativa 10/5              Terça-feira 10h às 11h30 Blitz educativa alertando os condutores e demais usuários do trânsito sobre os procedimentos de segurança na via pública.Montagem de tenda e banners educativos e entrega de materiais educativos.       A ação educativa será realizada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19.
Samambaia Avenidas comerciais de Samambaia. Palestras direcionadas aos motociclistas que fazem entrega de produtos. 11/5      Quarta-feira 18h às 20h30 Realização de ação educativa de conscientização voltada ao motociclista, com foco nos entregadores de produtos.Será orientado quanto aos cuidados essenciais do motociclista no trânsito, com reforço ao respeito à travessia do pedestre na faixa.                                                  A ação educativa será realizada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19. – Será disponibilizado material educativo.
Estrutural Próximo à Administração Regional. Bike em Dia 12/5            Quinta-feira 5h30 às 8h Realização do Projeto Bike em Dia com foco na orientação aos cuidados essenciais do ciclista no trânsito e na manutenção preventiva da bicicleta.                                                    Montagem de tenda e banners educativos e entrega de materiais educativos. – A ação educativa será realizada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19.
Taguatinga QNL 13/15 – Rua do Atacadão, próximo ao mercado Superbom. Blitz Educativa 12/5            Quinta-feira 10h às 11h30 Blitz educativa alertando os condutores e demais usuários do trânsito sobre os cuidados no período de volta às aulas e outras distrações ao volante.Montagem de tenda e banners educativos e entrega de materiais educativos.                                                          A ação educativa será realizada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a proliferação do Covid-19.
Lago Norte Shopping Iguatemi Brasília – E9 CA 4.                                                                                                          Shopping Deck Norte e Península Shopping – SHIN, CA 1.

Palestras direcionadas aos motociclistas que fazem entrega de produtos 13/5               Sexta-feira 18h às 20h30 Realização de ação educativa de conscientização voltada ao motociclista, com foco nos entregadores de produtos. Será orientado quanto aos cuidados essenciais do motociclista no trânsito, com reforço ao respeito à travessia do pedestre na faixa.                                             A ação educativa será realizada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19. – Será disponibilizado material educativo.
Jardim Botânico Parque Jardim Botânico de Brasília. Ação Educativa com Palestras e Apresentações teatrais/Repentistas. 15/5                  Domingo 9h às 12h20 Realização de Ação Educativa “Circuito de Palestras de Rua” no parque do Jardim Botânico com palestras, montagem de tendas, apresentações teatrais, de repentistas e jogos educativos, direcionada aos condutores e pedestres sobre os procedimentos de segurança individual e coletiva abordando o tema “Juntos Salvamos Vidas!”.                                                                                                           A ação educativa será realizada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)