Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/20 às 18h43 - Atualizado em 10/06/20 às 18h43

Detran-DF realiza leilão on-line de 300 veículos conservados

Nos dois dias, mais de 800 pessoas participaram do leilão que vendeu 1154 veículos recolhidos por infrações de trânsito

 

(Brasília, 10/06/2020) No leilão realizado nos últimos dias 8 e 9, foram vendidos 1.154 veículos recolhidos por infrações de trânsito. Desses, 854 eram classificados como sucatas, ou seja, aqueles que não estão aptos a circular devido a danos de grande monta e à impossibilidade de reparo, entre outros requisitos. Estes foram retirados das ruas, além de comprometer o meio ambiente, também estavam em situação irregular de trânsito.

 

As sucatas só podem ser adquiridas por empresas do ramo do comércio de peças usadas e são destinadas somente ao reaproveitamento, reuso e à reciclagem de materiais, favorecendo assim a sustentabilidade.

 

O Leilão

 

O veículo conservado que recebeu o maior lance foi uma pick-up Amarok 4×4, ano 2012, arrematada pelo valor de R$ 56 mil, enquanto o lance inicial era de R$ 7,5 mil.

 

O Detran não aufere lucro com a venda desses bens. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o recurso arrecadado é usado para quitar débitos como: IPVA, multas, despesas de remoção e estadia no Depósito, e ainda custear a realização do leilão. Caso o valor adquirido supere as pendências do veículo, o saldo remanescente é repassado ao antigo proprietário. Mas se o bem for alienado ou possuir pendências judiciais, a prioridade é a quitação destas despesas. Porém, quando o valor adquirido não é suficiente para o pagamento dos débitos, o antigo dono pode ser inscrito na dívida ativa.

 

Quase 850 pessoas participaram do certame, que aconteceu exclusivamente na modalidade on-line, pelo site do Leiloeiro: https://www.flexleiloes.com.br/, em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus. Antes da realização do leilão, os interessados puderam inspecionar os veículos que seriam leiloados, mas como medida de segurança, a visitação ocorreu apenas com horário marcado.

 

Entrega dos bens arrematados

 

A entrega dos lotes aos arrematantes ocorrerá após a liberação administrativa, no período de 17 a 26 de junho para as sucatas e de 15 a 24 de julho para os veículos conservados, sempre das 8h30 às 17h30, em dias úteis, mediante agendamento prévio pelo e-mail nulei@detran.df.gov.br ou pelos telefones: 3905-5742 e 3905-5734.

 

Para retirar a Nota de Arrematação, o comprador deverá comparecer pessoalmente no Núcleo de Leilão – Nulei, localizado no Detran de Taguatinga, portando os seguintes documentos, originais:

– Se pessoa física: documento de identidade com foto e CPF; ou
– Quando pessoa jurídica, Contrato social ou Registro de Empresário Individual, além do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (emitido nos últimos trinta dias).

 

Balanço

 

No primeiro leilão de 2020, realizado em janeiro, foram vendidas 1.102 sucatas. Em 2019, o Detran-DF realizou cinco leilões e no total foram leiloados 7.100 veículos. Um crescimento de 85,76% em relação ao ano anterior quando foram leiloados 3.822 veículos.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)