Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/17 às 11h41 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran faz homenagem às vítimas de trânsito

COMPARTILHAR

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

(Brasília, 20/11/2017) – Na última sexta-feira (17/11), o Detran, por meio da Gerência de Ações Educativas de Trânsito (Gerat), realizou uma ação voltada para o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, na Avenida dos Estados, em frente ao Congresso Nacional.

A atividade teve o objetivo de alertar a população sobre as perdas irrecuperáveis dos acidentes de trânsito e mostrar que não se tratam de números, mas de vidas. O ato contou com 332 pessoas: 218 representando as vítimas fatais; e 114, as vidas preservadas este ano.

O propósito da apresentação foi transmitir o conceito de que a vida é para ser vivida e não ser interrompida violentamente no trânsito. “Trânsito bom é aquele que preserva vidas” garante o gerente de Ações Educativa de Trânsito, Tiago Moreira.

Até 5 de novembro de 2017, Brasília teve 218 vítimas fatais em acidentes de trânsito. Em 2016, esse número foi bem maior: 332. Comparado com o ano anterior, portanto, são 114 vidas preservadas.

Segundo Tiago Moreira, apesar da redução do número de mortes, ainda há muito o que se fazer para que não haja vítimas fatais ou acidentes graves no trânsito do DF. “E como não são números, mas sim vidas, nenhuma morte no trânsito é aceitável”.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, em respeito às vítimas de trânsito, seus familiares e amigos. A finalidade é estimular a sociedade a refletir sobre a violência no trânsito e cobrar soluções para se evitar novas vítimas. Também representa o reconhecimento público do Estado e da sociedade civil quanto a importância da segurança no trânsito, e das perdas e dores vividas por aqueles que – de alguma forma – foram impactados pelos acidentes de trânsito.

Confira, em anexo, o vídeo da homenagem realizada pelo Detran-DF

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)