3/05/17 às 20h05 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Detran fecha o cerco contra condutores suspensos e cassados

Em 15 dias, agentes retiraram 31 infratores contumazes das vias do DF

(Brasília, 03/05/2017) – Nos últimos dois dias o Detran-DF flagrou cinco condutores com a CNH suspensa durante as Operações Pontos para a Vida. As ações têm o objetivo de retirar das vias os condutores que estão com a CNH suspensa ou cassada, mas continuam dirigindo e cometendo infrações de trânsito.

Dentre os motoristas flagrados, destaca-se um condutor que foi suspenso em setembro de 2016 e acumula 108 pontos na habilitação. Também foi autuada uma condutora com o direito de dirigir suspenso desde março e que já foi presa por dirigir sob efeito de álcool.  Outro condutor, suspenso desde 2016, já foi autuado mais de uma vez por dirigir alcoolizado.

O condutor suspenso que for flagrado dirigindo, além receber a multa de R$ 880,41, responde ao processo de cassação de CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, além de ser obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente. O Código de Trânsito Brasileiro prevê, ainda, que a violação da suspensão ou da cassação configura crime de trânsito.

Placar Pontos para a Vida

A partir dos pontos registrados na CNH dos infratores será produzido o Placar Pontos para a Vida, que demonstrará a importância de se retirar das vias os motoristas que põem em risco a segurança no trânsito. Em 15 dias de Operação, foram flagrados 31 condutores, sendo 29 suspensos e dois cassados, que mesmo após serem impedidos de dirigir, somam juntos 1.636 pontos relativos a infrações de trânsito.