Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/01/17 às 20h07 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Detran inicia implantação de ciclofaixa na Avenida Castanheiras

COMPARTILHAR

A previsão é de que em 15 dias a sinalização esteja concluída

(Brasília, 04/01/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) iniciou, na manhã desta quarta-feira (4), a implantação da ciclofaixa na Avenida Castanheiras, em Águas Claras. A mesma sinalização foi concluída na Avenida Araucárias no dia 8 de abril do ano passado, com extensão de um trecho de 3,8 km.

As ciclofaixas fazem parte do Projeto Mobilidade Ativa, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) e tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta e oferecer um trânsito seguro para os condutores e pedestres. A implementação envolve ações do Detran, DER, Novacap e das Secretarias de Mobilidade e de Gestão do Território e Habitação.

O sentido da ciclofaixa na Avenida Castanheiras (sentido Norte) será contrário ao da Avenida Araucárias (sentido Sul), para atender as regras de trânsito e de circulação de veículos na região. A previsão é que no prazo de aproximadamente 15 dias a sinalização horizontal esteja concluída. Em seguida, será dado início à instalação das placas e tachões, caso as condições climáticas não interfiram nos trabalhos da equipe.

O projeto Mobilidade Ativa começou por Águas Claras devido à facilidade do uso da bicicleta na região e à grande demanda dos ciclistas que trafegam pelo local. Nessa primeira etapa do projeto, serão sinalizados 7,8 km de vias destinados à circulação de bicicletas. Dos quais, 3,8 km na Avenida Araucárias, com sinalização concluída, e cerca de 4,0 km na Avenida Castanheiras, em conclusão.

Redução da velocidade das vias

Desde o fim de março do ano passado, as duas principais avenidas de Águas Claras — Araucárias e Castanheiras — sofreram alteração na velocidade. Agora, a máxima permitida é 50 km/h, ao invés de 60 km/h. A mudança foi feita para que carros, motos e bicicletas transitem de forma mais segura nas vias. As placas de trânsito foram trocadas e a fiscalização eletrônica ajustada. Com informações da Segeth

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)