Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/14 às 20h03 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Detran inova na sinalização de faixas de pedestres

COMPARTILHAR
Novo produto tem melhor custo X benefício, além de ser de fácil aplicação e alta durabilidade
 
O Detran está utilizando uma nova tecnologia para a sinalização de faixas de pedestre e ondulações transversais (quebra-molas). Ao invés da tinta, é utilizado laminado elastoplástico, que garante maior visibilidade e durabilidade. Além disso, a instalação do material é fácil e rápida, são cerca de dez minutos para sinalizar uma faixa de pedestre.
O laminado elastoplástico foi adquirido em janeiro por meio de pregão eletrônico. O Detran investiu R$ 833 mil na aquisição de 5000 metros quadrados na cor branca, para faixa de pedestre e 2000 metros quadrados na cor amarelo para sinalizar ondulações transversais. É um produto importado da Germânia, cujo metro quadrado custa R$ 119. A nova tecnologia garante também economicidade ao processo, pois, apesar da sinalização feita por pintura ser 30% mais barata, a durabilidade é de seis meses, enquanto o elastoplástico dura mais de três anos.
Para sinalizar uma faixa de pedestre são utilizados 14m² do laminado elastoplástico branco e para cada ondulação transversal são 4,5m² do material amarelo. A aplicação é simples, pois o material é pré-formatado e possui adesivo de contato. O elastoplástico, que tem uma espessura de 1,5mm, é antiderrapante tanto em condições de pavimento seco quanto molhado. Também garante maior visibilidade, pois devido à presença de micro esferas de vidro tipo drop-on, possui alta retrorrefletividade.
O material já foi utilizado em 28 faixas de pedestres, distribuídas no Setor Hoteleiro Norte, L1 Norte, W1 Norte, W2 Norte e 503 Norte. Além da sinalização de seis ondulações. A Diretoria de Engenharia do Detran utilizará o elastoplástico na sinalização de novas faixas e na revitalização daquelas localizadas em vias já recapeadas.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)