Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/10/22 às 13h41 - Atualizado em 19/10/22 às 15h53

Detran lança cinco novos serviços digitais

COMPARTILHAR
Serviços relacionados a CNH e PID estão disponíveis no Portal de Serviços e no aplicativo Detran Digital, podendo ser pagos por meio de boleto ou PIX

 

Zélia Ferreira
(Brasília – 19/10/2022) – O cidadão habilitado no Distrito Federal agora pode acessar cinco novos serviços ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID) diretamente em qualquer uma das duas plataformas digitais do Departamento de Trânsito do Distrito Federal: o Portal de Serviços ou o aplicativo Detran Digital.
Agora é possível emitir a 2ª via da CNH, iniciar o processo habilitação (1ª via da CNH) e o processo de renovação da habilitação, emitir a PID e solicitar a emissão da CNH definitiva sem ter que sair de casa.
Tanto para a 1ª via da CNH quanto para a renovação da CNH, a solicitação do serviço bem como o pagamento e acompanhamento do processo podem ser feitos diretamente pelo aplicativo Detran Digital ou pelo Portal de Serviços, sem precisar agendar o atendimento no balcão do Detran, sendo necessário apenas que o cidadão dirija-se ao posto de coleta biométrica mais próximo de sua residência, onde será atendido por ordem de chegada, e em seguida procurar uma clínica credenciada para a realização dos exames médicos – no caso de renovação – ou a uma clínica e a um Centro de Formação de Condutor (CFC) – no caso de primeira habilitação.
Já os novos serviços de emissão de segunda via da CNH, da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e da CNH definitiva, passam a ser totalmente automatizados. Isso quer dizer que, além de não haver necessidade de atendimento presencial, o processamento passa a ser todo automático.
“O Detran-DF vem passando por um grande processo de Modernização Tecnológica, cujo principal objetivo é facilitar cada vez mais a vida do cidadão, evitando filas e deslocamentos desnecessários. Com as plataformas digitais, o cidadão pode utilizar a maioria dos serviços de qualquer lugar a qualquer momento, sem burocracia, sem filas e sem intermediários”, explica o diretor de Tecnologia da Comunicação e Informação, Fábio Jacinto.
Pagamento por PIX

Outra novidade implementada pelo Detran-DF é que, para todos os novos serviços, o cidadão poderá optar em realizar o pagamento por meio de boleto bancário ou PIX. No caso do PIX, a baixa no sistema é realizada em até cinco minutos.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)