Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/18 às 13h27 - Atualizado em 13/12/18 às 13h42

Detran lança segunda edição da Operação Festa Segura

A fim de proporcionar maior segurança no trânsito durante os festejos de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lança, neste sábado (15), a operação Festa Segura. O objetivo é intensificar as fiscalizações de trânsito, principalmente com foco na Lei Seca, já que neste período de confraternizações é muito comum o consumo de bebida alcoólica.

 

Até o dia 13 de janeiro de 2019, serão realizadas 300 operações, sendo 90 do tipo blitz e 210 patrulhamentos com abordagens, especialmente nas proximidades de bares, restaurantes, casas de shows e clubes.

 

“Trabalhamos para que todos os usuários das vias – pedestres, condutores e passageiros – tenham a consciência de que a segurança no trânsito depende da responsabilidade de cada um”, enfatizou o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca.

 

Festa Segura 2017

 

Em 2017, a Operação Festa Segura durou 22 dias e autuou 582 condutores sob influência de álcool, 181 não habilitados e recolheu 1.168 veículos ao depósito da autarquia. Foram realizadas 42.176 consultas de veículos e condutores em trânsito e 2.931 abordagens, resultando na autuação de 2.807 condutores por falta de cinto de segurança, 103 por transporte de crianças sem o uso de cadeirinhas ou outros dispositivos, além de 9.738 por infrações diversas – incluindo estacionamento irregular de veículos.

 

O esforço conjunto de ações educativas, de engenharia e de fiscalização, em dezembro de 2017, resultou numa redução de 46,7% no número de mortes em comparação a dezembro de 2016, caindo de 30 para 16, o menor índice já registrado neste mês.

 

“Infelizmente, dezembro é um mês em que ocorrem muitos acidentes, que acabam resultando em mortes no trânsito. Mas, no ano passado, conseguimos reduzir quase pela metade o número de óbitos e este ano queremos repetir o bom resultado, retirando das ruas condutores embriagados, estimulando a utilização do cinto de segurança e coibindo o uso do celular ao volante, por exemplo”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto.

 

Viagem Segura

 

Atento àqueles que vão festejar fora do DF, o Detran alerta para os cuidados necessários a uma boa viagem. Durante a Operação Festa Segura, os agentes também irão verificar os equipamentos obrigatórios do veículo e o uso de dispositivos de retenção, como cadeirinha, assento elevado, bebê conforto e cinto de segurança.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)