8/11/17 às 17h41 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran na audiência pública sobre Futuro em Segurança Viária

Câmara vai consolidar sugestões para viabilizar tramitação de propostas

(Brasília – 8/11/2017) – O Detran/DF participou, na manhã desta quarta-feira (8), de audiência pública sobre o Futuro em Segurança Viária, na Câmara dos Deputados. Os diretores de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, e de Educação de Trânsito, Álvaro Sebastião, e Eider Marcos Antunes de Almeida, Presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans, representaram o Órgão no evento.
Glauber Peixoto iniciou seu pronunciamento ressaltando que não tem como falar de futuro sem mencionar a tecnologia. “A próxima década será marcada pelas cidades inteligentes e, por isso, precisamos acompanhar a modernidade”. O diretor aproveitou para destacar ações que já estão em implantação como o CRLV digital, a CNH digital e o Termo Circunstanciado, enfatizando que é preciso assegurar que o servidor que trabalha no trânsito possa ter, através da tecnologia, instrumentos que possam garantir mais fluidez nas vias e mais segurança de maneira geral.
Ele destacou também a importância do talão eletrônico, que já é usado no DF há alguns anos, mas que ainda não é uma realidade em todo o país. Outro destaque foi para as reuniões do Detran/DF com Detrans de outros estados, onde são discutidos aspectos voltados à padronização da fiscalização da Lei Seca. “Estamos construindo um futuro voltado para a padronização de ações de fiscalização em relação ao principal vilão do trânsito, que é o álcool”.
Como a deputada federal Chirstiane Yared enfatizou que o futuro passa pela educação, Peixoto aproveitou para dar destaque especial ao projeto Detran nas Escolas, da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran/DF. Lançado em 2016, o projeto leva a educação de trânsito para o dia a dia das escolas, capacitando profissionais da educação e fornecendo material pedagógico adequado a cada faixa etária e nível de escolaridade dos alunos. Até 2018 o programa terá capacitado dois mil professores das escolas públicas e particulares do DF para trabalhar a educação de trânsito desde o jardim de infância.
O evento, proposto pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, contou ainda com a participação do Denatran, da PRF, DER/DF, Associação Nacional dos Detrans e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.