14/04/16 às 15h16 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran participa de Audiência Pública sobre sistema viário de Taguatinga

Membros da sociedade civil e do Governo debateram propostas de melhorias para a cidade

(Brasília, 14/04/2106) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal participou de Audiência Pública que teve como finalidade discutir o sistema viário de Taguatinga. A reunião aconteceu no auditório da Administração Regional da cidade, na noite da última quarta-feira (13).

As pautas foram voltadas à implantação do sentido único do trânsito nas Avenidas Comercial e Samdu, à necessidade do planejamento para quem usa o transporte público na região, à construção de estacionamentos, ciclovias e um túnel no centro de Taguatinga para desafogar o tráfego no local.

O diretor-geral, Jayme Amorim, e o diretor de Engenharia, Eduardo Dutra, representaram o Detran-DF levando informações sobre o Sistema Binário Viário, que é a transformação de vias de mão dupla em sentido único. De acordo com Amorim, a mudança objetiva garantir trânsito seguro, melhorar a ordenação do tráfego e o fluxo contínuo.

Como exemplo, Amorim citou um caso de sucesso na implantação do binário em Brasília, o de Águas Claras que, segundo ele, ajudou a desafogar e tornar o trânsito mais seguro na região. Para o diretor, do ponto de vista técnico, existem muitos registros de acidentes por colisões frontais, na Avenida Comercial e na Samdu, o que demonstra a insegurança no modelo de tráfego atual.

Os moradores, juntamente com a Administração Regional de Taguatinga, o Detran, DER, DFTrans, Novacap, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação, Associação Comercial de Taguatinga, Sindicato dos Comerciários do DF, Movimento Taguatinga Unida e o vice-governador do DF somaram um público estimado em 120 pessoas, que puderam apresentar seus projetos e opiniões durante a Audiência Pública.