7/03/16 às 23h21 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran participa do Plano Integrado para as Olimpíadas

As operações incluem o acompanhamento da Tocha Olímpica e a segurança dos atletas

(Brasília, 07/03/2016) – O diretor-geral do Detran/DF, Jayme Amorim, participou do ato solene de assinatura do Plano Tático Integrado da Segurança Pública e Defesa Civil (PTI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que inclui todas as pastas da Segurança  Pública e diversos outros órgãos do Governo de Brasília. A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (07/03), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).
O documento define as atribuições de cada uma das instituições dentro da Operação Olimpíadas, denominação dada às ações planejadas para o evento e que envolvem a Segurança Pública. As atividades do Detran estarão sob o comando do coordenador de Trânsito da Região Metropolitana, Glauber Peixoto. Segundo ele, a expectativa é de que será uma operação maior e mais complexa que a da Copa do Mundo, em 2014.
O Plano Tático Integrado foi elaborado por 43 instituições da esfera local e federal. O planejamento inclui situações diversas, especificando as ações de cada um dos atores envolvidos para que a segurança pública se antecipe a problemas e dê a pronta resposta para as situações.
Brasília será a primeira cidade brasileira a receber o símbolo olímpico. A Operação Olimpíadas inclui o acompanhamento da Tocha Olímpica nas ruas da capital, em 3 de maio, além dos jogos e da segurança dos atletas nos locais onde eles ficarão hospedados, seus traslados e treinamentos.
Órgãos envolvidos
Participarão da Operação Olimpíadas as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Detran, as secretarias de Turismo, Esporte, Saúde, Mobilidade e a Casa Civil do Governo de Brasília, além da Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Defesa Civil.
Na esfera federal, estão participando da operação a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – ligada ao Ministério da Justiça, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Ministério da Defesa, entre outros.