10/08/17 às 12h45 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran produz e recicla placas de trânsito

No primeiro semestre mais de 3.900 placas foram implantadas e recuperadas com o apoio de 27 apenados da Funap

(Brasília, 09/08/2017) – Em outubro de 2010, o Detran deu início ao ousado projeto de produção de placas de sinalização de trânsito. Na época, a ideia de dispensar a empresa contratada e realizar todo o processo de produção e instalação da sinalização vertical era um desafio.

Com muito trabalho, o aparente lixo foi transformado. De início, 27 mil placas e 12 mil postes foram reciclados. A partir daí, o Núcleo de Sinalização Estatigráfica (Nuest) foi sendo consolidado. Atualmente, o trabalho vai desde a produção da matéria-prima, por meio da reciclagem, até a instalação na via pública. São 38 servidores, sendo 27 da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Na organizada fábrica, a qualidade do material produzido é essencial. O trabalho do Nuest inclui, além de produzir e recuperar placas, implantar a sinalização vertical e horizontal. Somente no primeiro semestre deste ano, foram colocadas 1.892 placas nas vias. Outras 1.309, amassadas ou caídas, foram recuperadas no local e mais 710 placas foram recicladas.

Recuperando pessoas

O Nuest conta com o trabalho de 27 apenados da Funap. Ao receber essa mão de obra, além de ampliar o trabalho do Núcleo, o Detran contribui para a reintegração social das pessoas egressas do sistema prisional.

Luiz Alves de Brito, chefe do setor, destaca o bom relacionamento com os apenados e a importância dessa oportunidade. “Todos são tratados igualmente, sempre comemoramos os aniversários, e alguns ficam emocionados, pois nunca tiveram uma festa. Deixo claro que aqui entrou o homem, o crime ficou lá fora”, afirma.