Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/19 às 10h41 - Atualizado em 11/04/19 às 13h11

Detran realiza levantamento das faixas de pedestre nas vias urbanas do DF

Valquíria Cunha

 

O Núcleo de Desenho e Geoprocessamento do Detran-DF (Nugeo) concluiu o trabalho de georreferenciamento das faixas de pedestre existentes nas vias urbanas do Distrito Federal. O levantamento teve início em fevereiro de 2018 e foi concluído em janeiro de 2019.  A ação faz parte das comemorações do aniversário de 22 anos do respeito ao pedestre na faixa no Distrito Federal.

 

A partir de agora, é possível obter informações sobre as 3.774 faixas de pedestres das quais 770 são semaforizadas  existentes nas vias urbanas do DF. Através do GeoPortal, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), uma simples consulta mostra o local exato das faixas de pedestre. As faixas passaram a ter codificação única, especificadas por RA e por via.

 

A espacialização dos dados é resultado de um trabalho conjunto entre os responsáveis pela execução da sinalização horizontal, que coletaram a localização de cada faixa, in loco, e do Nugeo, que processou e tratou os dados acrescentando informações da localização no sistema.

 

Para acessar as faixas de pedestres no GeoPortal, segue os seguintes passos: Link: https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/mapa/ -> Menu Camadas (lado esquerdo) -> Dentre as camadas (lado direito), escolher “Sistema Viário” -> Marcar checkbox “Detran: Faixas_de_Pedestres.

 

Georreferenciamento

 

Um sistema de georreferenciamento é aquele que tem como objetivo a representação de qualquer tipo de informação que possa estar associado ao espaço geográfico. Esta disciplina está focada principalmente na sinalização de dados em um mapa. Em outras palavras, é uma técnica cuja finalidade é atribuir certas coordenadas geográficas a pontos do espaço geográfico. Trata-se de uma área multidisciplinar, pois inclui conhecimentos de cartografia, topografia e sistemas de informação geográfica.

 

Com informações do https://conceitos.com/georreferenciamento/

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)