Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/20 às 14h05 - Atualizado em 18/05/20 às 15h11

Detran retoma serviço de liberação de veículos apreendidos

 

Atendimento será por e-mail e a entrega do veículo ocorrerá em dia e horário agendados

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 13/5/2020) – A partir da próxima segunda-feira (18), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal retomará o serviço de liberação dos veículos que se encontram apreendidos nos depósitos da Asa Norte, Taguatinga e Gama. Todo o processo será realizado por e-mail e apenas no momento da liberação do veículo é que será necessário o atendimento presencial em dia e horário agendados.

 

A medida visa atender ao cidadão sem comprometer as medidas de segurança definidas pela Secretaria de Saúde em razão da pandemia de Covid-19, protegendo tanto a população quanto os servidores da autarquia dos riscos de contaminação.

 

Para iniciar o processo de liberação do veículo ou do documento apreendido, o proprietário ou seu representante legal deverá encaminhar e-mail para o depósito em que o veículo se encontra:

 

Para saber qual depósito o veículo foi removido, basta ligar no 154, se estiver no DF, ou no (61) 3120-9800, para quem está fora do DF.

 

Ao enviar o e-mail, o cidadão receberá uma resposta automática contendo todas as instruções para a liberação do veículo, a forma como devem ser digitalizados os documentos utilizando o celular e o passo a passo a ser seguido para emitir os boletos, realizar os pagamentos e regularizar a situação do veículo.

 

O processo de liberação ocorrerá em duas fases: a análise documental e a análise financeira. Na análise documental, o usuário envia pelo e-mail os documentos digitalizados, que serão conferidos por um servidor. Estando tudo correto, o servidor passará então à análise financeira do veículo, onde além de verificar se ainda há algum débito em aberto, ele fará o cálculo de todas as taxas de depósito a serem pagas e enviará ao e-mail do proprietário os boletos com prazo definido para pagamento.

 

Assim que realizar os pagamentos, o cidadão envia por e-mail os comprovantes. Concluída a análise financeira e sendo constatada a baixa efetiva de todos os débitos, o proprietário será chamado a comparecer ao depósito em dia e horário marcados para retirar seu veículo, devendo levar consigo todos os documentos originais enviados na fase da análise documental.

 

“Esse modelo de atendimento que estamos implantando é muito vantajoso para o cidadão, que poderá fazer todo o processo de casa sem se expor aos riscos de contágio e ainda economizar tempo, pois fará um único deslocamento até o Detran apenas no dia de retirar seu veículo”, esclarece o diretor-geral da autarquia, Zélio Maia.

 

Cobrança de diárias

Vale destacar que todas as diárias desde o dia 18 de março até o dia 24 de maio não serão cobradas, em razão do período em que o atendimento ficou suspenso. A partir da segunda-feira (25), retoma-se a contagem das diárias para efeito de cobrança.

Concluídas as fases de análise documental e financeira, suspende-se novamente a contagem das diárias até o dia da entrega do veículo agendada pelo Detran. No entanto, caso o proprietário não retire o veículo no dia e horário marcados, reinicia-se a contagem das diárias até que haja um novo agendamento de retirada.

 

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)