Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/13 às 10h01 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Detran testa bafômetro passivo

COMPARTILHAR

Equipamento é utilizado para triagem e agiliza ação nas blitzes

Um novo aparelho detector de alcoolemia, conhecido como bafômetro passivo, está em teste pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal e, no primeiro fim de semana de teste, de 1 a 4 de fevereiro, o número de autuações por embriaguez mais que dobrou: foram 14 flagrantes contra cinco do fim de semana anterior (de 25 a 28 de janeiro). Durante o Carnaval, o equipamento será utilizado como reforço nas fiscalizações de rotina.

O bafômetro passivo, fabricado no Canadá, detecta a presença de álcool no ambiente sem a necessidade de sopro do condutor. Basta aproximar o aparelho do condutor para que o ar existente dentro do veículo ou próximo ao condutor seja “farejado” e a presença ou não de álcool seja indicada por luzes coloridas: verde para ausência de álcool, amarela para suspeita de presença e vermelha para presença de álcool. O sistema não responde às substâncias como acetonas ou hidrocarbonetos.

O novo equipamento não substitui o etilômetro para fins de autuação, pois não gera o laudo de quantidade de substância presente, no entanto, será usado para a triagem dos condutores que deverão ser submetidos aos testes regulamentados pela lei.

O bafômetro passivo significa economia para o Detran, pois não utiliza bocais, agiliza o procedimento de vistoria e traz maior conforto para o abordado que respeita a lei, uma vez que ele poderá ser liberado mais rápido na blitz.

 

Como funciona

– Não é preciso soprar: O sensor do aparelho “fareja” o álcool no ambiente.

– Sensibilidade: As luzes amarela, vermelha e verde identificam os níveis alcoólicos.

– Luzes verde e amarela: Indicam de zero a 0,29 ml de álcool por litro de ar expelido.

– Luz vermelha: Acima de 0,30 ml/l.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)