Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 10h20 - Atualizado em 7/10/22 às 10h20

Detran usa a arte para ensinar sobre o trânsito

COMPARTILHAR

Educadores de trânsito orientam pedestres, ciclistas e motoristas quanto a condutas seguras para evitar acidentes 

 

(Brasília, 28/9/2022) A Avenida Comercial Sul de Taguatinga virou palco para o grupo de teatro do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Na manhã desta quarta-feira (28), educadores de trânsito do Departamento realizaram ação educativa voltada para a segurança dos pedestres. Em frente ao Alameda Shopping, a equipe conversou com 270 pessoas diretamente, passando orientações sobre travessia segura e demais atitudes que podem evitar acidentes.

Nesta quarta-feira (28), o Detran também realizou mais uma edição do Programa Bike Em Dia na Madrugada, com minipalestras voltadas para os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, principalmente para se locomover para o trabalho. Cerca de 70 ciclistas receberam orientações quanto à importância de usar roupas claras, seguir no mesmo sentido de circulação da via, sinalizar as intenções de manobra, dar preferência às ciclovias e ciclofaixas, e onde não tiver, trafegar pelo bordo direito da pista, e nunca “pegar carona” em outro veículo (rabeira). Foram estregues materiais educativos e objetos refletivos para facilitar na identificação do ciclista, principalmente, no período noturno.

Para os futuros condutores 

As crianças também recebem educação de trânsito. Somente de segunda-feira (26) a quarta-feira (28) desta semana, foram atendidas 12 escolas, com público entre 2 e 18 anos. As equipes da Diretoria de Educação do Detran buscam orientar os estudantes quanto às atitudes seguras enquanto pedestres e passageiros, de forma lúdica e criativa por meio de apresentação teatral, e ainda reforçam comportamentos que motoristas deveriam adotar para promoção de um trânsito seguro. Assim, os pequenos podem atuar como fiscalizadores dos pais, caso venham a cometer infrações de trânsito.

Coletivo responsável 

E nesta quarta-feira (28), o Detran estará no Terminal Rodoviário Recanto das Emas até as 20h30, com o Projeto Coletivo Responsável cujo foco é na orientação de motoristas e cobradores quanto aos cuidados necessários na circulação dos ônibus coletivos nos seus trajetos diários, sempre considerando a máxima de que o maior protege o menor.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)