Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/17 às 21h25 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Detran usa respeitômetro nas ruas do Guará I e II

COMPARTILHAR

Estrutura é semelhante a uma régua com largura de 1,5m, distância que o veículo deve manter-se do ciclista

(Brasília, 26/04/2017) – A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF, por meio da Gerência de Ações Educativas (Gerat), realizou na noite de terça-feira (25), a 3ª edição da campanha Utrapasse. Não Passe. A ação foi no Guará, onde cerca de 100 ciclistas pedalaram pelas principais vias da cidade.
Os grupos de pedal saíram da QE 34, passaram pela Avenida do Contorno, seguiram para o Guará I e pedalaram até o Posto BR da EPTG, onde a ação foi encerrada. Equipes de fiscalização fizeram a escolta dos participantes, a fim de garantir a segurança no trânsito durante todo o trajeto.
Alguns ciclistas utilizaram o respeitômetro, uma estrutura acoplada à bicicleta semelhante a uma régua com largura de 1,5m, distância que o veículo deve manter-se do ciclista, conforme a legislação de trânsito. A ação foi idealizada com o objetivo de incentivar o respeito dos condutores em relação aos ciclistas, além, é claro, de incentivar a ultrapassagem e não a passagem.
O gerente de ações educativas e coordenador da campanha, Tiago Moreira, deixa um alerta aos condutores: “ao ver o ciclista, diminua a velocidade, mude de faixa e só depois de ultrapassá-lo, retorne à sua faixa de origem. Com esta campanha, o Detran tem como propósito proteger a vida que vai numa bicicleta”, afirmou.

Quer receber a campanha Ultrapasse. Não Passe, na sua cidade?
Entre em contato com a Gerência de Ações Educativas do Detran-DF, através do e-mail gerat@detran.df.gov.br e faça a solicitação. É necessário confirmar a participação de pelo menos 10 ciclistas na ação.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)