Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/22 às 10h14 - Atualizado em 18/11/22 às 10h14

Educação foi o carro-chefe das ações do Detran-DF no fim de semana prolongado

COMPARTILHAR

Mas quem insistiu em colocar a segurança do trânsito em risco, foi surpreendido pelas ações de fiscalização 

 

Zélia Ferreira 

 

(Brasília – 16/11/2022) – O carro-chefe das ações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal durante o fim de semana prolongado, em razão do feriado da Proclamação da República, foi a Educação de Trânsito. Diversas ações foram realizadas no sentido de orientar e sensibilizar condutores, ciclistas e pedestres sobre as regras básicas de segurança ao trafegar, seja de bike, a pé, de carro ou de moto.

 

No sábado (12), os educadores levaram apresentação teatral e os MCs do Trânsito Seguro, à Escola Classe 431 de Samambaia. Os artistas levaram a mensagem educativa em forma de rap, um modelo de ação educativa bem divertida e com bastante interação com a plateia. A atividade integrou a Ação Social da Secretaria de Saúde, ocorrida na QR 431 de Samambaia Norte.

 

No domingo (13), teve Circuito Palestra de Rua no Zoológico de Brasília, um local com grande concentração de pessoas. Já no feriado da Proclamação da República (15), o Detran participou da Ação Social por um Mundo Melhor, realizada para aproximadamente 400 moradores do Recanto das Emas, na quadra 206 da cidade. Neste evento, as equipes abordaram temas relativos à segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, com os grupos de teatro do Detran. Houve apresentação do Circo Teatro do Trânsito, apresentação de mímicos e contação de história “Zeca a caminho da escola”.

 

Fiscalização 

Para quem desconsidera as regras de segurança e insiste em agir de forma irresponsável no trânsito, teve blitz no feriado (15). As equipes de fiscalização de trânsito realizaram 140 abordagens e flagraram 32 condutores dirigindo sob influência de álcool nas vias do Riacho Fundo I, Ceilândia, Águas Claras, Vicente Pires, Plano Piloto e São Sebastião.

 

As operações resultaram em 210 flagrantes de infrações diversas, além de oito condutores que não possuíam habilitação e 10 que estavam com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias. No total, 12 veículos foram recolhidos ao depósito da autarquia. Além disso, um condutor foi encaminhado à delegacia, pois o teste de alcoolemia acusou índice considerado crime de trânsito, conforme previsto no artigo 366 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Café na Faixa 

Nesta quarta-feira (16), o Detran já amanheceu com ação educativa na faixa de pedestre próxima ao terminal de ônibus de Sobradinho, e na faixa de pedestre em frente ao Brasília Shopping. Todo cuidado com o pedestre é pouco! A autarquia está reforçando diariamente as ações com foco na travessia segura, orientando os próprios pedestres sobre como atravessar com segurança e como se portar adequadamente nas vias, e os condutores, lembrando-os da vulnerabilidade do pedestre e da responsabilidade de cada um na preservação da vida no trânsito.

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)