Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/18 às 20h15 - Atualizado em 1/11/18 às 11h35

Especialistas discutem a importância da bicicleta no trânsito

COMPARTILHAR

Detran, Unesco e UnB promovem debate sobre Segurança no Trânsito Sustentável

(Brasília – 23/5/2018) – Estudantes, especialistas e servidores dos órgãos de trânsito e mobilidade do Distrito Federal lotaram o auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília para participar do Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável, realizado nesta quarta-feira (23). O evento, resultado de um acordo de cooperação internacional firmado entre o Detran/DF e a Unesco no Brasil, foi realizado pela Autarquia, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – CEFTRU/UnB, e faz parte das atividades do Movimento Maio Amarelo.

Na abertura do evento, o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, enfatizou a preocupação diária da Autarquia com um trânsito mais seguro, onde o maior respeita o menor. Ele também destacou a redução de mortes no trânsito do DF. “No ano passado, o DF registrou um record de redução de óbitos no trânsito, com 134 mortes a menos que o ano anterior, resultando numa economia de R$ 144 milhões com acidentes no trânsito”.

O Seminário contou com a presença do renomado professor Peter Furth, da Northeastern University de Boston, em Massachussets. Engenheiro Civil, com expertise em controle de semáforos e ciclovias, o professor abordou sua visão do trânsito – pesquisas e descobertas sobre a bicicleta no trânsito.

Durante o painel, Peter Furth apresentou as razões para a sociedade massificar o ciclismo, como a saúde pública, sustentabilidade das mudanças climáticas e habitabilidade e diversão, por exemplo. “Precisamos aprender com a Holanda. Lá, eles introduziram em 1997 a política de Visão Zero, um programa de segurança viária sustentável que faz parte de uma série de programas implementados na Europa e que se baseia em três valores: a mobilidade segura é um direito civil; o proprietário do sistema rodoviário é responsável por garantir a segurança; e os programas de segurança de tráfico devem ser proativos, eliminando os riscos de segurança antes que causem ferimentos graves”, destacou Peter Furth. Ele ainda abordou os cinco princípios da segurança sustentável e citou boas práticas na inclusão da bicicleta como meio de transporte nas cidades.

Após a exposição de Peter Furth, foi a vez dos especialistas Davi Duarte, professor da UnB e presidente do Instituto de Segurança do Trânsito (IST), e Renato Boareto, Consultor de Mobilidade e Segurança, debaterem o assunto com suas valiosas contribuições e experiências na área de segurança viária sustentável.

O evento ainda contou com a presença do Professor Doutor Paulo César Marques, chefe de gabinete da Reitoria da UnB; Professor Marcos Faria, da Faculdade de Tecnologia da UnB; Professores Doutores Márcio Muniz de Farias e Pastor Willy Gonzales Taco, do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – CEFTRU/UnB; Coronel André Teles, representando a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social; José Soares de Paiva, Subsecretário de Planejamento da Mobilidade; TC Edvã Sousa, Subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar; e Coronel Carlos Alberto, Superintendente de Trânsito do DER.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)