Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/19 às 18h48 - Atualizado em 5/07/19 às 19h49

Férias com segurança nas vias

 

Campanha vai levar dicas para condutores e pedestres a partir do dia 10

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 5/7/2019) – É tempo de férias escolares e a garotada aproveita para utilizar o tempo livre com brincadeiras nas ruas e passeios a shoppings, parques e outros locais de diversão, aumentando significativamente o número de pedestres que circulam pelas vias urbanas. Nesse período, observa-se também uma redução considerável no número de veículos nas cidades, deixando-as com trânsito mais livre e, por consequência, incentivando o aumento da velocidade.

 

De acordo com a Gerência de Controle Operacional de Trânsito, da semana passada para esta já houve uma redução de 10% no fluxo de veículos nas principais vias da capital, e a expectativa é de que esta redução seja ainda maior a partir da próxima segunda-feira (8), quando se iniciam as férias nas escolas públicas.

 

Preocupada com a segurança viária, a Diretoria de Educação de Trânsito lança, a partir de quarta-feira (10), uma campanha com dicas de segurança a condutores e pedestres a fim de reduzir as ocorrências de acidente. Serão realizadas blitzes educativas em locais de grande aglomeração de pessoas e ações nas colônias de férias do Distrito Federal, com entrega de material informativo sobre trânsito seguro.

 

“Com mais tempo livre em casa, é muito comum as crianças usarem as ruas para jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta e reunir a turma de amigos para se divertir, mas elas não podem se esquecer que, nas férias, só não vale brincar com a segurança”, destaca o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja. Ele explica que as colônias de férias que quiserem agendar a visita do Detran devem entrar em contato com o Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, pelo telefone 3905-4067.

 

Pedestres

Os pedestres devem estar muito atentos às dicas do Detran:

* Brincadeira é legal bem longe das pistas;

* Ao atravessar uma pista, procure a faixa de pedestres e sinalize sua intenção;

* Se não tiver faixa de pedestres, olhe sempre para os dois lados ao atravessar;

* Ao transitar, faça sempre pela calçada e bem afastado do meio fio;

* Nunca atravesse por entre os veículos;

* Evite usar o celular e fones de ouvidos na via pública;

* Crianças devem atravessar acompanhadas por um adulto;

* Só atravesse o semáforo quando o sinal estiver fechado para os carros; e

* Use o cinto de segurança e a cadeirinha de criança quando necessário.

 

Condutores

O diretor ressalta também que, para circular de bem com a vida, todos os condutores devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção em locais próximos às faixas de pedestres, shoppings, lojas e parques. Aos que vão viajar, seguem algumas recomendações importantes:

* Faça uma revisão completa do veículo, observando a conservação de pneus, estepe, freios, faróis, limpador de para-brisa e outros equipamentos obrigatórios;

* Antes de viajar, durma bem, faça refeições leves e nunca misture bebida e direção;

* Dirija com atenção, obedecendo à sinalização da via;

* Respeite a capacidade do veículo para que todos possam usar o cinto de segurança;

* Transporte as crianças em equipamentos de retenção (cadeirinha ou assento elevado); e

* Tenha em mãos os documentos de porte obrigatório.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)