Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Fiscalização do CRLV começa pelas placas final 1 e 2

Detran já enviou os documentos a todos os proprietários que quitaram os débitos dos veículos

 

(Brasília, 03/08/2018) – De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, até esta sexta-feira (03/08), 612.346 veículos foram licenciados no DF, o correspondente a 35% da frota de veículos (1.748.674).  Nesta semana o Detran emitiu todos os documentos dos veículos cujos débitos foram quitados.

Para obter o licenciamento de 2018, o proprietário deverá pagar o IPVA (imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda), o DPVAT (seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder), a taxa de Licenciamento (do Detran) e as multas pendentes. Para quitar os débitos, o usuário não precisa ir ao Detran. A emissão dos boletos e o pagamento ou parcelamento dos débitos com cartão, podem ser realizados diretamente no site do Órgão. É importante lembrar que o boleto do DPVAT não é enviado à residência do proprietário, sendo necessária a impressão por meio do site da Seguradora Líder (https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/).

O proprietário que ainda não recebeu o documento pode verificar se existem débitos pendentes, por meio do site do Detran (www.detran.df.gov.br) ou pelo telefone 154. Também é importante verificar se o endereço residencial está atualizado.

Fiscalização

Neste ano, a fiscalização seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorrerá a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Algarismo final da placa Prazo final para renovação
1 e 2 1º de setembro
3, 4 e 5 1º de outubro
6, 7 e 8 1º de novembro
9 e 0 1º de dezembro

Autorização para Circular

O proprietário que quitar todos os débitos e não receber o CRLV até o início da fiscalização pode emitir o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. Essa emissão é realizada por meio do site do Detran (www.detran.df.gov.br) e o proprietário não precisa ir aos postos de atendimento. O documento provisório tem validade de 60 dias e cada proprietário poderá retirar a autorização uma única vez.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)