Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/18 às 17h01 - Atualizado em 28/06/18 às 17h24

Identificação do condutor infrator (transferência de pontuação)

É a indicação do condutor que cometeu a infração para responsabilização e pontuação na CNH.

Conforme o CTB, não sendo imediata a identificação do infrator, o proprietário do veículo terá quinze dias de prazo, após a Notificação da Autuação, para apresentá-lo, na forma em que dispuser o Contran, ao fim do qual, não o fazendo, será considerado responsável pela infração.

Ser proprietário, condutor infrator ou representante legal.
Multas lavradas pelo Detran-DF ou PMDF ou equipamentos eletrônicos em vias urbanas do Distrito Federal.
Cópia comum da CNH do proprietário e do condutor infrator.
Se REPRESENTANTE LEGAL: cópia comum do documento de identificação pessoal oficial do representante legal e do documento que comprove a representação legal (Ex.: Procuração, Contrato Social).
Se PROPRIETÁRIO PESSOA JURÍDICA, de direto privado, a cópia da CNH deverá ser substituída por um dos seguintes documentos: Contrato Social ou Certidão Simplificada.
Documentos registrados, procurações, escrituras públicas entre outros feitos em cartórios de outra UF, deverão, obrigatoriamente, serem abonados (reconhecimento da assinatura do tabelião do cartório de origem) em um cartório do Distrito Federal, não sendo aceito abono feito em cima de outro abono.

Gratuito

– Correios:

Correspondências enviadas para o endereço: SAM lote A Bloco B – Ed. Sede do Detran-DF – CEP 72.620-230.

– Presencialmente:

Em uma dos postos de atendimento do Detran-DF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Preencher o Formulário de Identificação do Condutor Infrator, que está na Notificação de Autuação e assinar, proprietário e condutor infrator, conforme as assinaturas das CNHs.
Anexar cópia da CNH do infrator e do proprietário.
Enviar o formulário devidamente preenchido e assinado juntamente com os documentos necessários, por meio de carta registrada, ou presencialmente, comparecer a uma das unidades de atendimento do Detran-DF.

O prazo para o serviço via correio é de 10 (dez) dias. Em uma das unidades de atendimento é de 48 (quarenta e oito) horas.

Central de Informações 154.

Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº 10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)