6/10/22 às 13h40 - Atualizado em 6/10/22 às 13h40

Mais de 1,3 mil condutores flagrados gerando risco de acidentes

Um terço deles estava sob efeito de álcool, além centenas de condutores não habilitados, sem cinto de segurança, utilizando o celular ou desrespeitando o pedestre na faixa

Zélia Ferreira

(Brasília – 19/9/2022) – Entre sexta-feira (16) e domingo (18), 1.324 condutores foram flagrados pelos órgãos de fiscalização de trânsito do Distrito Federal cometendo irregularidades no trânsito e colocando em risco a segurança de milhares de usuários das vias.

Dentre eles, 420 foram autuados por conduzir veículo sob influência de álcool ou outras substâncias entorpecentes, o que corresponde a mais 30% das irregularidades flagradas – um dado preocupante se considerarmos o alto risco de acidentes graves que esse tipo de atitude causa.

As equipes de fiscalização ainda flagraram 339 condutores por falta do uso do cinto de segurança, 283 que faziam uso do celular, 117 não habilitados ou com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias, 91 com o veículo não licenciado, 54 que deixaram de dar preferência ao pedestre na faixa, 10 por transportar crianças sem observar normas de segurança e nove motociclistas que pilotavam veículo com descarga livre e com silenciador inoperante.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal trabalha de forma preventiva, com campanhas educativas, mas também tem intensificado as ações de fiscalização para coibir o desrespeito às regras de trânsito que colocam em risco a vida no trânsito.