26/05/17 às 19h01 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Motoristas suspensos provocam acidente no Recanto das Emas

Conduzir veículo com o direito de dirigir suspenso é crime de trânsito

(Brasília, 26/05/2017) – Na tarde dessa quinta-feira (25/05), agentes do Detran flagraram um acidente de trânsito no Recanto das Emas. Uma motocicleta estava parada na faixa de pedestre quando foi atingida por um veículo VW Gol. O motociclista sofreu escoriações leves e foi socorrido pelos Bombeiros.

Ao consultar o sistema, os agentes de trânsito constataram que ambos os condutores estavam com a CNH suspensa. Um teve o direito de dirigir suspenso pelo Detran e outro pela Justiça. De acordo com Código de Trânsito Brasileiro, a violação da suspensão ou da cassação, além de infração de trânsito também configura crime, com pena de 6 meses a 1 ano e multa. Os agentes registraram a ocorrência no 27° Delegacia de Polícia.

Pontos para a Vida

O Detran está promovendo a Operação Pontos para a Vida, que consiste em retirar das vias os condutores que estão com a CNH suspensa ou cassada, mas continuam dirigindo e cometendo infrações de trânsito. A partir dos pontos registrados na CNH desses infratores será produzido o Placar Pontos para a Vida.

Em um mês de Operação, foram flagrados 77 condutores, sendo 73 suspensos e quatro cassados, que mesmo após serem impedidos de dirigir, somam juntos 3.745 pontos relativos a infrações de trânsito.

O condutor suspenso que for flagrado dirigindo, além de receber a multa de R$ 880,41, responde ao processo de cassação de CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, além de ser obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente.