16/08/16 às 23h59 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Curso para gestores estimula a qualidade de vida no trabalho

O objetivo do curso é a compreensão dos aspectos que envolvem as relações de trabalho

(Brasília, 16/08/2016) – Cerca de 100 servidores, entre diretores, gerentes, chefes, assessores e coordenadores das diversas unidades do Detran se reuniram, nesta terça-feira (16), no auditório da Sede do Departamento, para entender um pouco mais sobre os aspectos que envolvem as relações de trabalho, destacando o papel dos gestores para a qualidade de vida no ambiente laboral.

A temática faz parte do curso O Papel dos Gestores para a Qualidade do Trabalho no Detran-DF, promovido pelo Órgão, por meio da Dirag, Gerpes e do Nudec. Com carga de 8 horas/aula, o curso terá mais uma etapa no próximo dia 26, quando será abordada a influência do gestor na qualidade de vida no trabalho.

O curso iniciou com uma abordagem sobre a contribuição da psicodinâmica do trabalho para os gestores, feita pela psicóloga professora Dra. Ana Magnólia Mendes, do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da UnB.

Para Magnólia, trabalhar é viver em comum e o trabalho é um meio de se conquistar relações de pertencimento, de coletivo, de cooperação, que contribuem para manter a identidade. Ela destacou a clínica do trabalho, que visa dar liberdade de expressão aos trabalhadores para que pensem e falem sobre o seu trabalho.

A abertura do curso foi feita pelo diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, com a participação do diretor-geral adjunto, José Antônio de Araújo, da diretora de Administração Geral, Kleybe Alves da Silva, e do Subsecretário de Segurança do Trabalho, Marcelo Paixão Pereira. Amorim ressaltou a satisfação de estar reunido com os servidores e a importância do trabalho integrado entre todos os setores para garantir um trânsito seguro aos cidadãos.