Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/14 às 13h04 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Número de ciclistas mortos cai 60% em 10 anos

COMPARTILHAR

Detran divulga boletim Bicicleta 2013 no Dia Mundial do Ciclista

Em razão do Dia Mundial do Ciclista, comemorado nesta terça-feira (15), o Detran divulgou balanço que mostra redução significativa no número de ciclistas mortos no DF. Em 2013, o Distrito Federal contabilizou 27 acidentes com morte envolvendo bicicletas, uma redução de 15,6% em relação ao ano anterior, quando ocorreram 32 acidentes dessa natureza. Nos últimos 10 anos, houve redução de 62,6% no número de acidentes fatais com bicicleta, passando de 69 ocorrências em 2003 para 27 em 2013.

De acordo com o boletim Bicicletas 2013, dos 27 mortos em acidentes envolvendo bicicletas, 26 eram ciclistas e um motociclista. Dentre os ciclistas mortos, foram 25 homens e uma mulher, ou seja, 96,3% das vítimas foram do sexo masculino. A faixa etária com maior número de acidentes foi de 20 a 29 anos, contabilizando seis mortes. O domingo foi o dia da semana com o maior número de ocorrências.

Outro dado a destacar é que a maior parte das ocorrências aconteceu no Recanto das Emas e no Gama, com duas mortes por cidade. O período do dia que registrou o maior número de acidentes foi o noturno, 18h às 23h59. Por isso, o Detran recomenda que os ciclistas usem roupas claras e faça uso de refletores no período noturno.

O boletim está disponível na página da autarquia na internet, no endereço http://www.detran.df.gov.br/o-detran/estatisticas-do-transito/acidentes.html.

Incentivo ao uso da bicicleta

Além de saudável, circular pelo DF passou a ser motivo de orgulho para os brasilienses que, nos últimos anos, passou a contar com políticas de construção de ciclovias, implantação de ciclofaixas e campanhas de conscientização e proteção dos ciclistas. Tais medidas contribuíram e vão continuar contribuindo de forma positiva para a redução dos acidentes fatais envolvendo bicicletas.

“O Distrito Federal é o estado com maior número de ciclovias no Brasil. A bicicleta é um veículo relativamente novo no DF e precisa de entrosamento entre os ciclistas e motoristas”, destacou o diretor-geral do Detran, Rômulo Félix.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o maior protege o menor. Mesmo assim, o Detran está com campanha educativa que estimula a convivência pacífica e recomenda aos ciclistas que parem nos cruzamentos cicloviários e sinalizem sua intenção de atravessar.

“Ao sinalizar, o ciclista não estará pedindo permissão para transitar, mas é uma forma de se fazer visto e evitar acidentes. Assim como o pedestre dá sinal de vida para atravessar na faixa, também orientamos o ciclista a sinalizar, pois mesmo que não esteja no código de trânsito, estes gestos reduzem acidentes”, enfatizou o diretor.

Dicas de Segurança

Ciclista:
– Faça-se visível e sinalize suas intenções;

– Respeite as Leis de Trânsito e use itens de segurança obrigatórios da bicicleta, como retrovisor esquerdo, campainha, sinalização noturna traseira e dianteira, refletores laterais e nos pedais;

– Use capacete;

– Planeje seu caminho antes de sair de casa e dê preferência às ciclovias;

– Nas travessias exclusivas de ciclovia, pare e faça o sinal de vida;

Condutor:
– Lembre-se: o maior protege o menor;

– Mantenha distância de 1,5m do ciclista;

– Redobre a atenção nas proximidades das ciclovias.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)